oGol.com.br
·8 maggio 2025
Manchester United anula a reação do Athletic e confirma vaga na final da Liga Europa

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·8 maggio 2025
O Manchester United cancelou a tentativa de reação do Athletic Bilbao e não deixou escapar a vaga para a final da Liga Europa. No Teatro dos Sonhos, os Red Devils sofreram um susto no primeiro tempo e deslancharam no segundo, com um gol de Casemiro, para vencer por 4 a 1.
Na decisão, no Estádio San Mamés, em Bilbao, o United fará um duelo inglês contra o Tottenham, que garantiu a vaga ao vencer o Bodo/Glimt.
Apesar da larga vantagem construída na Espanha, o Manchester United entrou em campo com alerta ligado e evitou se expor desnecessariamente ao Athletic Bilbao. O time inglês brigou pela posse, evitou deixar o adversário confortável e esfriou os primeiros minutos.
Os espanhois corriam contra o tempo, mas não encontravam alternativas para incendiar o jogo. Em um duelo de poucos espaços e poucas emoções, o Athletic precisou de mais uma trapalhada da defesa do United para ensaiar uma reação improvável.
Após lançamento, Harry Maguire ficou com a bola e errou um passe na frente da área. Com espaço, Mikel Jauregiza não pegou forte na bola, mas mandou com categoria no canto de Onana. O arqueiro saltou para defender, mas não conseguiu tocar forte o suficiente e aceitou o chute de longe.
A abertura do placar deixou um ar de apreensão em Manchester. Os Red Devils fizeram de tudo para deixar o jogo travado e ainda desperdiçaram uma boa oportunidade com Garnacho, mas não evitaram a desvantagem até o intervalo.
Sem outra alternativa, o Athletic tentou usar a desconfiança dos rivais para dar continuidade na sua tentativa de reação. O time espanhol pressionou nos primeiros minutos, mas não conseguiu criar oportunidades de diminuir a diferença.
Durante a etapa final, as peças experientes do United apareceram e anularam a iniciativa espanhola. Aos 27, Mason Mount recebeu na área, limpou a defesa com estilo e mandou nas redes para deixar tudo igual.
O balde de água fria acalmou o United e freou o Athletic. Os Red Devils voltaram ao comando da partida e ainda encontraram tempo para assinar a classificação com uma virada.
Em cobrança de falta de Bruno Fernandes, Casemiro subiu livre no primeiro poste e desviou por cima do goleiro para marcar o seu segundo gol na Liga Europa e decretar a virada.
Com a confiança em alta, o Manchester United ainda encontrou tempo para deslanchar nos minutos finais e selar a classificação com goleada. Aos 40, Höjlund deixou o seu e, nos acréscimos, Mount assinou mais um.