
Manchester City F.C.
·12 maggio 2025
Manchester City e a magia da FA Cup!

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·12 maggio 2025
Enquanto o Manchester City se prepara para a final da FA Cup no sábado, vamos dar uma olhada em nossa orgulhosa história na prestigiosa competição.
A competição de futebol mais antiga do mundo, este é o 144º aniversário da FA Cup, com a primeira edição em 1871/72 vencida pelo Wanderers.
O City tem sido um dos grandes times da FA Cup ao longo dos anos, com muitas lembranças — boas e ruins — em uma competição que continua sendo uma das melhores do mundo.
Entre no clima da nossa última viagem a Wembley às 16h30 (Reino Unido) para dar uma olhada na nossa história na FA Cup.
O popular resort litorâneo vitoriano de Fleetwood, na costa de Lancashire, havia acabado de encerrar sua temporada de verão em setembro de 1892, quando se tornaria o local histórico da nossa primeira partida da FA Cup.
Na época chamado Ardwick, enfrentamos o Fleetwood Rangers, dissolvido sete anos depois, no confronto da Rodada Preliminar no The Copse, com o jogo terminando em 1 a 1, com o ponta escocês Bob Milarvie marcando nosso primeiro gol na FA Cup.
O replay em Hyde Road terminou em derrota por 2 a 0, com o time da casa possivelmente complacente demais!
Nosso carismático secretário Josh Parlby teria dito: "Não tenho a menor dúvida sobre qual time vencerá", de acordo com o Fleetwood Chronicle. No intervalo, isso mudou para: “Seus rapazes estão jogando bem”, e no apito final: “Tenho que desistir, o melhor time venceu!”
O primeiro jogo do City na primeira rodada foi uma derrota por 6 a 0 para o dominador Preston North End em 1897, que continua sendo nossa maior margem de derrota, e nossa primeira vitória veio na temporada seguinte, derrotando o Wigan County por 1 a 0.
O City ganhou o troféu pela primeira vez em 1904, alcançando a primeira grande honraria do clube.
E os 119 anos entre esse triunfo e nossa vitória na temporada de tríplice coroa de 2023 significam que temos o maior período entre nosso primeiro sucesso na FA Cup e o mais recente.
Depois de derrotar Sunderland, Arsenal, Middlesbrough e o eventual campeão da Primeira Divisão, The Wednesday, enfrentamos o Bolton Wanderers na final no The Crystal Palace.
Alguns fãs do City viajaram na noite anterior e dormiram na Estação Euston para garantir que conseguiriam assistir ao jogo, enquanto o primeiro-ministro Arthur Balfour e o lendário jogador de críquete WG Grace estavam entre os VIPs na multidão de mais de 60.000 pessoas.
O grande Billy Meredith marcou o único gol na vitória por 1 a 0 e o time retornou para um desfile pelas ruas de Manchester, da Prefeitura até Ardwick.
Com sete vitórias no total, o City está em sexto lugar na lista dos clubes mais bem-sucedidos na FA Cup, levantando o troféu em 1904, 1934, 1956, 1969, 2011, 2019 e 2023.
Terminando em segundo lugar em seis outras ocasiões, nossas 13 aparições na final da FA Cup nos colocam em quinto lugar no geral.
Pep Guardiola é o único técnico do City a vencer a FA Cup duas vezes, e Arsène Wenger é o único técnico não britânico a vencê-la mais de uma vez.
Roberto Mancini, Joe Mercer, Les McDowall, Wilf Wild e Tom Maley foram os outros técnicos que levaram o City ao troféu.
No total, jogamos 384 partidas da FA Cup, vencendo 203 e perdendo 71, mas a natureza da competição significa que uma derrota significa o fim da participação de um clube naquela temporada.
Embora as finais e os jogos em Wembley sejam os momentos mais importantes, grande parte do drama da FA Cup acontece nas fases iniciais da competição.
No caminho para ganhar o troféu, sobrevivemos a alguns jogos complicados em clubes de ligas inferiores - lutando contra uma desvantagem de dois gols para vencer o Swansea, da Championship, por 3 a 2 em 2019, um gol de empate tardio de Edin Dzeko em um empate por 1 a 1 com o Notts County, da terceira divisão, em 2011, e uma vitória por 1 a 0 no Southend, da Terceira Divisão Sul, em 1956, em um Roots Hall alagado.
Em março de 1934, o Maine Road recebeu o Stoke City na quinta rodada, vencendo por 1 a 0 diante de um público oficial de 84.569 pessoas, o que ainda é o maior público do futebol inglês fora de Wembley.
Depois, houve a notável reviravolta em fevereiro de 2004 contra o Tottenham, quando estávamos perdendo por 3 a 0 no intervalo com apenas 10 homens e fizemos uma das maiores reviravoltas na história da competição e vencemos por 4 a 3.
Nossas duas maiores vitórias na competição aconteceram na década de 1930, derrotando o Swindon por 10 a 1 em 1930 e o Gateshead por 9 a 0 três anos depois.
Com apenas um time vencendo o troféu, não é de se surpreender que a maioria dos anos termine em decepção, e é por isso que ganhar o troféu é tão especial.
Mas também foi reconhecido que parte da magia da FA Cup vem de ver um grande clube ser derrotado por um time de uma divisão inferior, e o City já foi vítima disso diversas vezes.
Por mais dolorosas que tenham sido, essas derrotas fazem parte da nossa rica história e clubes como Oldham, Halifax, Cardiff, Shrewsbury, Grimsby Town e Bradford Park Avenue tiveram grandes noites às nossas custas.
Mesmo na temporada 2017/18, quando conquistamos o recorde de 100 pontos para vencer a Premier League, inacreditavelmente uma das três únicas derrotas domésticas em toda a temporada foi para o Wigan da League One na FA Cup!
Houve também o falecido e grande Denis Law, que marcou seis gols de forma memorável em uma partida de copa abandonada no Luton da Divisão Dois em 1961, e marcou novamente na derrota por 3 a 1 quatro dias depois.
O sorteio é outra das alegrias da competição e enfrentamos uma grande variedade de clubes ao longo das décadas, incluindo Corinthians, Glossop North End e West Manchester, entre outros.
Leicester e Tottenham são os times que mais enfrentamos, com 15 partidas cada.
Nossos estádios, Maine Road, Etihad e Hyde Road, são obviamente onde realizamos a maioria das partidas da FA Cup, seguidos por Wembley, Villa Park – que sediou seis semifinais – e Deepdale, em Preston.
Além do maior intervalo entre troféus e recorde de público fora de Wembley, os livros de recordes estão cheios de menções ao Blues.
Ilkay Gundogan marcou o gol mais rápido em uma final da FA Cup ao marcar após apenas 12 segundos na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester United em 2023.
A vitória por 6 a 0 sobre o Watford na final de 2019 é a maior vitória conjunta na ocasião, igualando o placar da vitória do Bury sobre o Derby 120 anos antes.
O triunfo sobre os Hornets também fez com que o City se tornasse o primeiro clube a garantir uma tríplice coroa nacional, com a FA Cup sendo a peça final do quebra-cabeça, após vencer a Carabao Cup e o título da Premier League.
Sergio Aguero também é o maior artilheiro da FA Cup nascido fora das Ilhas Britânicas, com 20 gols ao lado de Dwight Yorke, embora "Kun" tenha feito apenas 22 jogos para atingir o marco — cerca de 20 jogos a menos.
Live