Zerozero
·30 agosto 2025
Jovens pontas de lança decidem enquanto competem entre si: «Golos dão-lhes confiança»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·30 agosto 2025
Em Barcelos, na última temporada, o Gil Vicente lidou precisamente com esse problema. Com cinco golos, Pablo viveu uma estreia em crescendo, foi o avançado que mais produziu entre os galos e ganhou, por mérito, um lugar ao sol na frente de ataque dos galos, pelo qual não luta sozinho.
Uma causa à qual se juntou, entretanto, Gustavo Varela. Emprestado pelo Benfica, o jovem português vive a época de estreia na I Liga com a camisola gilista, perfazendo uma concorrência entre jovens pela posição mais adiantada do terreno.
Já com dois golos nas primeiras quatro jornadas, Pablo parece ter ganho a corrida pela titularidade na equipa de César Peixoto, cimentando-a com produções de elevada qualidade na fase inicial de 2025/26.
À excelente execução que já havia anotada ante o Nacional, o filho de Pena voltou a ludibriar os defesas contrários, no caso, Maracás e Marcelo, e desbravou caminho ao triunfo gilista.
Contas feitas, o registo da última época está a três golos de distância. Mas as boas notícias para a nação gilista não ficam por aqui.
É que, Gustavo Varela, avançado emprestado pelo Benfica vai certamente gravar esta sexta-feira na memória. Com um belo cabeceamento, o jovem que acabou de ser chamado aos sub-21 de Portugal estreou-se a marcar pelo Gil Vicente e... na Liga Portugal Betclic.
Razões suficientes para César Peixoto mostrar satisfação e confiança nos dois pupilos, sensações que deixou escapar na resposta dada ao zerozero sobre o tema.
«É muito importante. Um ponta de lança, como toda a gente sabe, vive de golos e isso é o que lhes dá a confiança. Sabia que, mais dia, menos dia, eles iam fazer golos. Estávamos a criar um grande volume de oportunidades e não estávamos a ser incisivos e a finalizar da melhor maneira», enquadrou o técnico, de 45 anos.
«Fico feliz pelos dois. Estão a competir e confiamos no trabalho de ambos. O Pablo acaba por voltar aos golos, o Gustavo estreia-se a marcar. É um miúdo com muita capacidade de trabalho, qualidade e integrou-se muito bem. Está de parabéns por ser convocado pela primeira vez para os sub-21 [de Portugal]. São dois jogadores em que acreditamos muito», afiançou.