José Dominguez: O pequeno génio que deixou marca no Sporting | OneFootball

José Dominguez: O pequeno génio que deixou marca no Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·17 febbraio 2025

José Dominguez: O pequeno génio que deixou marca no Sporting

Immagine dell'articolo:José Dominguez: O pequeno génio que deixou marca no Sporting

José Manuel Martins Dominguez foi um futebolista português que, apesar da sua baixa estatura, se destacou no mundo do futebol pela técnica e habilidade únicas. Nascido em Lisboa, a 16 de fevereiro de 1974, o jogador, que celebrou 54 anos de vida este domingo passado, começou a sua carreira nas escolas do Benfica, mas foi dispensado pelo clube por ter apenas 1,60m.

Passou uma época pelo Sintrense, depois Dominguez rumou para o Birmingham City, de Inglaterra, em 1994. O clube estava na Division One, e foi lá que o jogador se revelou um verdadeiro ídolo para os adeptos, especialmente pela sua velocidade e qualidade técnica. Em pouco tempo, o extremo ganhou notoriedade devido às suas assistências e capacidade de fazer a diferença em campo. A passagem pelo Birmingham foi repleta de sucesso, mas o Sporting não tardou a fazer-lhe uma proposta.


OneFootball Video


Em 1995, Dominguez assinou pelo emblema de Alvalade, onde fez história. Sob o comando de Carlos Queiroz, que em setembro recordou as experiências no Manchester United, o jogador disputou duas épocas pela equipa principal, em que marcou quatro golos em 79 jogos e ajudou a conquistar a Supertaça.

O estilo de vida pouco disciplinado levaram o Sporting a abrir mão de Dominguez, que assim voltou a Inglaterra, para jogar no Tottenham. A saída de Gerry Francis e a entrada de George Graham praticamente excluíram Dominguez das opções principais, o que levou à sua transferência para o Kaiserslautern, na Alemanha, em 2000.

Após o seu tempo no futebol alemão, Dominguez continuou a sua carreira no Al Ahly, no Qatar, e no Vasco da Gama no Brasil, mas começou a ser afetado por problemas físicos. Aos 31 anos, o jogador anunciou o fim da carreira. Anos depois, iniciou a carreira de treinador. Começou a trabalhar com os juniores do União de Leiria, onde, devido ao seu bom trabalho foi promovido ao cargo de treinador principal. Mais tarde, foi também treinador adjunto da equipa B do Sporting, onde assumiu o cargo de técnico principal em 2012/13, ajudando a equipa a terminar a temporada em 4º lugar, na 2ª Liga. Também passou pelo Real Cartagena, na Colômbia, e pelo Recreativo de Huelva, em Espanha. Atualmente encontra-se sem clube.

Visualizza l' imprint del creator