Ian Cathro reage à polémica com o Santa Clara: «Tenho balls para assumir o que digo e não vale tudo no futebol» | OneFootball

Ian Cathro reage à polémica com o Santa Clara: «Tenho balls para assumir o que digo e não vale tudo no futebol» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·30 agosto 2025

Ian Cathro reage à polémica com o Santa Clara: «Tenho balls para assumir o que digo e não vale tudo no futebol»

Immagine dell'articolo:Ian Cathro reage à polémica com o Santa Clara: «Tenho balls para assumir o que digo e não vale tudo no futebol»

Estoril Praia e Santa Clara têm estado a trocar acusações nas últimas semanas devido ao agendamento do seu encontro, referente à 3ª jornada da Liga Portugal Betclic, agendado para uma data FIFA - 6 de setembro - devido à participação açoriana nas pré-eliminatórias da Confernece League. Este sábado, o técnico Ian Cathro deixou duras palavras sobre o assunto.

«Nunca, em momento algum, eu ataquei alguma pessoa de algum clube, em particular do Santa Clara. O que eu fiz foi questionar uma norma e uma decisão, que marca um jogo da Liga para uma data FIFA, com os prejuízos que se sabem - para nós, para o Santa Clara, e para o próprio espetáculo que a Liga procura promover», começou por dizer, na conferência de antevisão ao jogo com o Tondela, marcado para este domingo.


OneFootball Video


«Pelo contrário, alguém, escondido atrás de um comunicado do Santa Clara, questionou o meu profissionalismo; e referiu-se a mim como "o treinador escocês", sem referir o meu nome; e erradamente dizendo até que sou mais preocupado com o futebol do meu país - quando praticamente não falo e não tenho ligação ao futebol escocês; e quando se sabe que, sobretudo em termos de futebol, sou muito mais português de que escocês...», acrescentou.

O técnico escocês prosseguiu, deixando várias «farpas»: «O meu nome é lan Cathro. Tenho balls para assumir o que digo. E digo que não vale tudo em futebol. Eu não quero saber o que cada um faz fora do futebol, se vai ver as vaquinhas, ou se vai jogar golfe... eu vou passar tempo com a minha família, com a minha filha! É a minha escolha, tenho vida, e não sou menos profissional por causa disso. Pelo contrário, tenho orgulho e sinto-me mais forte por causa disso. Por isso, peço, tenham a elevação de discutir o essencial, e não ataquem pessoas.»

«Ainda sobre a falta de profissionalismo. Sabem o que é profissionalismo? É defender a competição. É tentar proporcionar as melhores condições às equipas, e o melhor espetáculo aos adeptos. Por isso temos de pensar diferente; por exemplo, eu pedi ao clube um relvado novo no estádio Antonio Coimbra da Mota, um investimento significativo que tirou espaço para o clube ser mais ativo no mercado; mas são investimentos para melhorar as condições, para melhorar o nosso clube; para contribuir para melhorar o nível de jogo e a imagem de futebol português, do campeonato português», prosseguiu.

«E eu, porque me preocupo verdadeiramente com a competição, e porque tenho balls, digo mais uma vez: não faz sentido vender a ideia de que é normal jogarmos numa data FIFA! Não faz! Querem assumir essa discussão? Querem falar tranquilamente e ver as datas alternativas? Ou querem continuar a fazer comunicados que se desviam da questão essencial? Porque um dia se fez uma norma, não pode haver bom senso para alterá-la? Eu acho que que pode. Não acredito que essa norma vá existir na próxima época... E será normal que seja alterada, chama-se a isso discussão, chama-se a isso bom senso e inteligência, chama-se a isso evolução. E sim, chama-se a isso profissionalismo!», concluiu, antes de deixar elogios a Vasco Matos e ao seu trabalho no Santa Clara.

Visualizza l' imprint del creator