Gyokeres e Ioannidis: as novidades sobre a posição '9' do Sporting | OneFootball

Gyokeres e Ioannidis: as novidades sobre a posição '9' do Sporting | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·14 luglio 2024

Gyokeres e Ioannidis: as novidades sobre a posição '9' do Sporting

Immagine dell'articolo:Gyokeres e Ioannidis: as novidades sobre a posição '9' do Sporting

A novela continua. Afinal Gyökeres fica e Ioannidis não vem? Ou Ioannidis vem e Gyökeres é que não fica? Rúben Amorim vai poder contar com os dois? Ou não vai contar com nenhum? Tentámos reunir e perceber as mais recentes notícias e novidades sobre a posição '9' do Sporting. Eis o ponto de situação do avançado sueco, atualmente integrado no estágio em Lagos, e do atacante grego, ainda vinculado ao Panathinaikos.

«Nobody cared until I put on the mask»

Apesar do fanatismo de Gyökeres por Bane, vilão da saga Batman, o sueco tem sido precisamente o antagónico para os leões: um verdadeiro herói. «Pessoa de grande coragem ou autora de grandes feitos», diz-nos o nosso querido priberam. Definição que assenta como uma luva ao jogador de 26 anos. As estatísticas na temporada de estreia com pele verde e branca são assustadoras: 50 jogos realizados, 43 golos marcados, 14 assistências feitas, título de campeão e melhor marcador da Liga Portugal.


OneFootball Video


Peça fundamental no xadrez de Rúben Amorim, não tardou em chamar à atenção dos tubarões do futebol europeu. O treinador verde e branco, com ajuda do lendário Paulinho - técnico de equipamentos e símbolo do clube - aquando dos festejos do título conquistado em 2023/24, deu sinais de que o futuro do goleador nórdico continuaria a ser em Alvalade. A verdade é que Gyokeres respondeu à pergunta que se impunha da maneira mais acertada possível: «Ficar na próxima época? É futebol, não posso prometer nada».

Apesar de não conseguir dar certezas aos adeptos leoninos, garantiu: «Gostava de ficar, gosto muito de estar aqui». As informações que nos chegam sobre as condições exigidas para o sueco abandonar o reino do leão são bastante simples: há que bater a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

O Napoli, de Antonio Conte, é apontado como um dos grandes candidatos à aquisição do passe do internacional sueco. Dadas as prováveis saídas de Osimhen e Kvaratskhelia - que deixariam os cofres napolitanos bem recheados - Gyökeres é apontado como principal substituto do avançado nigeriano. Giovanni Manna, diretor desportivo do clube, foi questionado por um grupo de adeptos azzurri sobre o interesse no jogador do Sporting, ao qual respondeu: «Impossível!».

Essas são as palavras que os leões desejam ouvir, mas a verdade é que a ameaça não vem só de Itália. As notícias mais recentes dão o Arsenal e o Chelsea como os mais interessados nos serviços do jogador de 26 anos. Além de Inglaterra, também em França o nome do sueco agrada. Em terras parisienses fala-se de uma revolução no plantel, a começar em Gyokeres ou, lá está, Osimhen.

Ioannidis tal como Gyökeres

A novela Ioannidis já vai longa, mas os números do avançado grego justificam todas as dores de cabeça que a sua contratação aparenta estar a dar aos dirigentes do Sporting. Ao serviço do Panathinaikos, o avançado grego registou, em 2023/24, 43 jogos disputados, 23 golos marcados e 10 assistências feitas, aos quais lhes junta a conquista da Taça da Grécia. Números impressionantes, mas que podem soar a «curtos» quando uns parágrafos antes falámos na barbaridade estatística que foi a temporada 2023/24 para Viktor Gyökeres.

A verdade é que estes números do avançado grego são praticamente idênticos aos números do avançado sueco na temporada que antecedeu a sua mudança para Portugal - 23 golos e 10 assistências de Fotis (23/24), para os 22 golos e 12 assistências de Viktor (22/23). Com as devidas distâncias entre o segundo escalão do futebol inglês e a Liga Grega, mas... cheira a matador.

O interesse dos leões é público desde a reabertura do mercado de transferências, e as negociações têm sofrido vários avanços e recuos. A verdade é só uma: o interesse da turma de Alvalade é real, existe, e é para ser tomado em conta. No entanto, existe um entrave: Fotis é para os gregos, aquilo que Vik é para os sportinguistas. O valor pedido é alto - acima dos 20 milhões de euros -, e o interesse em vender é baixo.

Uma fonte do clube grego assegurou, ao portal Sport 24, o seguinte: «O Ioannidis não está à venda».

A mensagem é clara e forte.

Visualizza l' imprint del creator