MundoBola Flamengo
·11 febbraio 2025
Gramado do Maracanã passa por tratamento após críticas
![Immagine dell'articolo:Gramado do Maracanã passa por tratamento após críticas](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2025%2F02%2Fflamengo-v-atletico-mineiro-final-copa-do-brasil-2024-maracana.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 febbraio 2025
Bastante criticado por jogadores, torcedores e até o técnico Filipe Luís após o empate em 0 a 0 com o Fluminense, no clássico do último fim de semana, o gramado do Maracanã passa por tratamento para apresentar um nível melhor. A empresa Greenleaf, que cuida da grama do estádio, prometera que o Flamengo x Vasco já seria em um tapete mais macio — e a expectativa é de que o confronto com o Botafogo já apresente uma evolução.
Nesta terça-feira (11), inclusive, um vídeo divulgado pela jornalista Raisa Simplício mostra o trabalho da máquina sendo feito no gramado do Maracanã. A principal reclamação foi a "dureza", algo que pode resultar em lesões aos atletas. Lucas Pedrosa, diretor-técnico da Greenleaf e engenheiro agrônomo, já havia admitido o problema.
"Jogadores com problemas de tendão, tornozelo, sentem mais, de fato. Faremos furações mais frequentes e utilizaremos aparelhos específicos para isso, inclusive os que fazem aferição do gramado para que esteja dentro dos padrões exigidos pela Fifa", afirmou o profissional.
Nesta semana, o Maracanã se prepara para receber três jogos. O primeiro deles acontece nesta quarta-feira (12), entre Flamengo e Botafogo, às 21h30 (horário de Brasília). Depois, no sábado, o Rubro-Negro encara o Vasco no mesmo horário, jogo em que a evolução do gramado já estava prevista. Por fim, o Fluminense fecha a trinca no domingo, contra o Nova Iguaçu, às 16h.
No entanto, o Carioca ainda prevê uma série de jogos no estádio até o fim da competição. Assim como o Flamengo, os outros rivais também encaram uma sequência importante de clássicos, o que deve exigir bastante do campo carioca.
Alvo de críticas já há algum tempo, o gramado do Maracanã voltou a ser citado após o Fla-Flu do último sábado. Classificado como "muito duro" por quase todos, o campo foi detonado por Léo Pereira, Rossi e o técnico Mano Menezes, do Fluminense. Além deles, Filipe Luís também verbalizou a insatisfação com o estado da grama.
"É uma briga eterna. Assim, eu entendo: é muito quente, e para cuidar de um gramado não deve ser fácil. Mas temos que pensar nos jogadores, sempre fazer esforço. Se o investimento custar mais caro, temos que fazer o investimento. E se tiver que trocar o gramado em algum momento e o investimento for alto, tem que fazer o investimento alto", afirmou o técnico.
Após um Fla-Flu que ficou muito marcado pelo calor e baixa qualidade técnica, Filipe citou a necessidade de gerar um produto melhor para os telespectadores. Para isso, no entanto, será necessário cuidar melhor dos gramados, o que demanda investimento.
"Porque é fundamental para o espetáculo. Aqui no Rio de Janeiro, o clima é extremo. É para os dois lados, todo mundo pode falar, e é. Mas, na verdade, o telespectador fica com um jogo mais chato, fica um jogo mais truncado. A bola quica muito, e todos são prejudicados", finalizou o técnico do Flamengo.