Leonino
·10 febbraio 2025
Futebol
![Immagine dell'articolo:Futebol](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fleonino.pt%2Fstorage%2Fmedia-items%2Fimages%2F2024%2F03%2FPedro-Goncalves-Hidemasa-Morita-Evanilson-Sporting-Porto-Dragao.webp)
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·10 febbraio 2025
O Sporting saiu do Estádio do Dragão com empate a um golo com o Porto, na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro, a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional, mas tudo podia ter sido diferente caso João Pinheiro tivesse assinalado uma grande penalidade após o carrinho de Zé Pedro sobre Geovany Quenda, já nos instantes finais do encontro.
O juiz da Associação de Futebol de Braga, no entanto, mandou seguir o jogo e nem o VAR interveio para reverter a decisão, considerada errada por muitos comentadores e antigos árbitros. Olhando para as estatísticas, a verdade é que o Sporting nunca - sim, leu bem - beneficiou do castigo máximo no Dragão, sendo que o jogo de sexta-feira foi o 26.º a ter lugar neste estádio.
Por outro lado, o Porto apontou vários golos através do castigo máximo, sendo que em alguns desses jogos foram mesmo as grandes penalidades a ajudarem a decidir o vencedor, tal como aconteceu em agosto de 2022, com os azuis e brancos a vencerem por 3-0, com dois golos apontados a partir da marca dos 11 metros.
Para encontrar a última grande penalidade assinalada a favor do Sporting em casa do Porto é preciso mesmo recuar até janeiro de 2002, no empate a dois golos entre os dois rivais, ainda no antigo Estádio das Antas. Jorge Andrade, também na conversão de um penálti, abriu o ativo logo ao sexto minuto, com Pedro Barbosa a repor a igualdade aos 33'. Logo depois, aos 35', Mário Jardel foi chamado a converter um penálti, sendo que o avançado brasileiro não desperdiçou. O empate acabaria por voltar a dominar o marcador aos 73', por intermédio de Deco. O árbitro deste jogo foi Martins dos Santos.
partilhou nas redes sociais uma fotografia do árbitro e escreveu somente "a arte de estragar um Clássico", comentário que se junta a muitos outros semelhantes feitos nos últimos dias.