Coluna do Fla
·1 maggio 2025
Funcionário do Flamengo detalha preparação do elenco para Mundial de Clubes: “A gente conseguiu criar…”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·1 maggio 2025
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (01) para enfrentar o Botafogo-PN, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Em meio à disputa das competições, como Brasileirão e Libertadores, o elenco rubro-negro já está pensando no Super Mundial de Clubes. Gerente de análise de dados do Mengão, Téo Benjamin detalhou como está a preparação do clube para o torneio.
— É muito difícil, porque o calendário brasileiro tem muitos jogos, e o Flamengo, se tudo der certo, chega nas finais. Então, a gente joga quarta e domingo, quarta e domingo. Mas a gente conseguiu criar uma rotina para incluir olhares para os clubes do Mundial, ir se acostumando com as competições que jogam, contextualizando os adversários e tudo mais — disse, antes de finalizar:
— Quando a gente chegar mais perto, vai mergulhar de fato, até porque o Chelsea de fevereiro/março não é o mesmo que vai chegar lá em junho. No Flamengo, não existe a hipótese de não estar preparado. Todo mundo entende o nível de responsabilidade que é, entende que não vamos ganhar os 80 jogos, mas temos que chegar preparados para vencer em todos — concluiu Téo Benjamin, em entrevista ao ‘Lance!’.
O Flamengo tem investido cada vez mais na área de análise de dados para melhor a performance do elenco rubro-negro. Em resumo, o profissional é responsável por comandar o setor que faz o diagnóstico quantitativa dos jogadores e dos adversários, puramente baseado em números, e municiar outros departamentos (análise de desempenho, fisiologia, scout e, claro, comissão técnica).
Com estreia marcada para 16 de junho, o Flamengo está no Grupo D do Super Mundial de Clubes. O time liderado por Filipe Luís inicia a trajetória contra o Espérance (TUN). Na sequência, o Rubro-Negro enfrenta o Chelsea (ING) e finaliza a primeira fase do torneio nos Estados Unidos contra uma equipe que ainda será definida pela FIFA.
Vale lembrar que o terceiro adversário do Flamengo na fase inicial seria o Léon (MEX). Porém, a equipe mexicana foi excluída do Mundial de Clubes pela FIFA, visto que o dono do time é o mesmo proprietário do Pachuca (MEX), que também disputará o torneio. Desse modo, dois clubes brigam pela vaga no grupo do Mais Querido: entre Los Angeles FC (EUA) e América (MEX).