Leonino
·8 luglio 2025
Frederico Varandas não cede com o Sporting e desentende-se com Benfica e Porto

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·8 luglio 2025
A direção da Liga Portugal continua por decidir e o problema recai sobre Sporting, Benfica e Porto. Os três rivais não conseguem decidir em relação a que clube da primeira divisão do futebol nacional devem selecionar para ocupar a última vaga nos cargos de chefia.
Com o total de oito equipas presentes, a direção é composta por cinco emblemas da Liga Portugal Betclic e três clubes da segunda divisão nacional. As vagas reservadas para a Liga 2 já estão preenchidas, com Marítimo, Leixões e Feirense a representarem o segundo escalão do futebol nacional. Já na Liga Portugal, onde recai o impasse, Sporting, Benfica, Porto e Vitória de Guimarães são os emblemas unânimes a integrar a direção, faltando selecionar apenas um.
O Santa Clara é o favorito por parte do Sporting, com Benfica a mostrar preferência pelo Estrela da Amadora e o Porto a apoiar o Braga. É importante destacar que a própria inclusão do Vitória de Guimarães enfrentou resistência por parte do Clube de Alvalade, apesar de ter sido possível chegar a um acordo. O mesmo não parece vir a concretizar-se em relação ao último assento disponível na direção.
A dificuldade em selecionar o último integrante da direção da Liga Portugal espelha a divisão interna, que a continuar assim só poderá ser quebrada com recurso a um sorteio, que envolverá as três sociedades propostas. Anteriormente, este processo de discordância foi ultrapassado através de uma articulação prévia entre os clubes, de forma a evitar o impasse que agora se verifica na eleição.
Este mandato é considerado um dos mais importantes de sempre na história do futebol português, tendo em conta que abrange dossiês críticos tais como o processo de centralização dos direitos televisivos. Recorde-se que Reinaldo Teixeira é o atual presidente da Liga Portugal, tendo sido fortemente apoiado pelo Sporting durante as eleições para o cargo.
Live