Zerozero
·17 settembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 settembre 2024
Do crescimento na Liga Revelação à afirmação no principal pedestal do futebol francês. Uma construção frásica pouco usual, mas que traduz na perfeição a louvável caminhada de Tiago Santos. Num curto espaço temporal, o lateral foi quebrando duras barreiras futebolísticas, chegando ao Lille, um dos emblemas mais prestigiantes das terras gaulesas.
O atleta lusitano vai agora defrontar um clube que lhe é bastante familiar. Um emblema que apelidou de casa em tenra idade. Os dogues deslocam-se, na próxima terça-feira, a Alvalade, de forma a iniciarem o percurso na Liga dos Campeões. A relação saudável entre o jogador de 22 anos e o Sporting remonta à formação, mas a ligação foi-se perdendo ao longo dos anos, com o tempo a ditar rumos distintos.
O jovem defesa terá a oportunidade de colocar em evidência todas as aprendizagens absorvidas após a separação. Muitas das aulas foram lecionadas por Ricardo Soares, atual treinador do Beijing Guoan, aquando da sua passagem pelo Estoril Praia. O treinador de 49 anos esteve à conversa com o zerozero, destacando as habilidades - técnicas, físicas e mentais - que fizeram o seu ex-pupilo vingar, bem como outros campos de análise.
Tiago Santos viu no Sporting a escola primária ideal para a obtenção dos ideais básicos da modalidade. Ao contrário do ensino convencional, com manuais, cadernos e lápis, o quadro de giz da jóia leonina acabou por ser o relvado. Com sete anos de idade, o jovem Tiago já mostrava uma caligrafia bonita, refinada, que foi aperfeiçoada até à temporada 2016/17.
Com 14 anos, o camisola '22' estava circundado de talento. Nuno Mendes, Eduardo Quaresma e Francisco Conceição cresciam gradualmente a seu lado num ninho exigente. Contudo, à época, não era a zona mais recuada do terreno o seu habitat natural. Era na frente de ataque, como extremo, que se sentia bem, utilizando a sua acrescida aceleração para criar transtornos.
Depois de duas épocas afastado de Alcochete, fruto das paragens no Sacavenense e no Oeiras, Tiago Santos retornou ao seu estabelecimento de ensino predileto. Aos poucos e poucos foi subindo alguns degraus, sendo aposta recorrente nos sub-23 do emblema de Alvalade, a mando de Filipe Pedro. Em algumas ocasiões distintas, o adulto Tiago acabou mesmo por ser chamado por Rúben Amorim para os treinos coletivos do plantel principal.
No entanto, as boas prestações na Liga Revelação despertaram a atenção do detentor do troféu. O Estoril Praia convenceu o jogador a integrar uma nova aventura, levando, assim, a mudança de universidade no mercado de inverno de 2023/24. Tiago Santos acabaria por ser uma peça nuclear numa época verdadeiramente gloriosa dos canarinhos, que afixaram no seu palmarés o segundo título da Liga Revelação e da Taça Revelação.
O jovem jogador já tinha uma licenciatura no futebol de formação e, como tal, estava preparado tirar um mestrado. No dia 19 de agosto de 2022, Nélson Veríssimo, na sequência da expulsão de Gonçalo Esteves em Guimarães, apostou as suas fichas no camisola '62', inserindo-o no onze inicial contra o Rio Ave. Na estreia como profissional. o lateral não desapontou, servindo Rodrigo Martins, logo aos 6', com um cruzamento preciso.
Derlei - antigo apelido do craque luso - mereceu elogios do treinador dos tricolores na conferência de imprensa, que recordou uma conversa transata: «Esteve bem. Deu uma resposta positiva. No jogo frente ao Vitória SC, o Derlei ficou fora da convocatória e eu tive a oportunidade de falar com ele. Estivemos a conversar sobre as oportunidade que a vida nos proporciona. Num momento não estamos e a jogar e no outro somos opção. Espero que os atletas me coloquem boas dores de cabeça, de tentar decifrar quem está melhor.»
A verdade é que as eventuais dores de cabeça nunca chegaram ao ponto de se tornarem enxaquecas. Tiago Santos passou a ser dono e senhor do lado direito da linha defensiva, acabando por ser uma das pérolas em maior plano na Liga Portugal Bwin. As oito assistências, nos 34 embates disputados, também não deixaram o selecionador Rui Jorge indiferente, que passou a contar com o menino nas suas preciosas listas.
A Equipa da Linha conseguiu renovar com o seu diamante mais valioso até 2025, mas o assédio pelo passe tornou-se bastante acentuado. Apesar da forte cobiça dos principais conjuntos da nação lusitana, o defesa acabou por emigrar. Por outras palavras: enchanté, Lille. O LOSC desembolsou 6.5 milhões de euros, com Paulo Fonseca a ter um impacto decisivo nesta nova aquisição da Ligue 1. E assim começou o doutoramento!
Em 2022/23, Ricardo Soares foi o homem escolhido pela direção dos canarinhos para segurar o barco na I Liga, sucedendo a Nélson Veríssimo. Apesar das adversidades, a tarefa foi concluída com êxito, com a turma de Cascais a terminar acima da zona vermelha. Os 12 jogos ao comando foram mais que suficientes para conhecer as virtudes do protagonista.
«O Tiago tem muita qualidade. É tecnicamente muito evoluído e quebra com facilidade a primeira linha, logo sai bem das diferentes zonas de pressão. Mesmo na defesa é bastante esclarecido. Para além disso, é dono de uma condução de bola bastante rápida e ataca muito bem os espaços. Aliado a tudo isto, consegue desequilibrar no um-para-um para depois desferir o cruzamento ou o último passe. É, sem dúvida, um lateral moderno», afirmou, numa primeira instância, ao zerozero.
No entanto, o treinador garantiu que existiu um aprimoramento progressivo: «Melhorou bastante defensivamente nos últimos tempos ao serviço do Estoril Praia. Penso que está cada vez melhor. Algo que lhe permitiu crescer foi a confiança que depositava em si próprio. Ele trabalhava arduamente para aperfeiçoar todos os aspetos do seu jogo, sendo eles os bons ou menos bons. A evolução foi natural e não me apanhou de surpresa. Acho que ele pode atingir um nível superior, apesar de já estar num grande clube francês.»
«Fruto da idade, por vezes, a concentração dele não era prolongada. Isso fazia com que em alguns momentos do encontro, ele se perdesse na cobertura do espaço interior e da profundidade, mesmo sabendo de cor estes fundamentos. Melhorou, ainda, ao nível dos apoios, um aspeto em que tinha imensas dificuldades. Para além disso, eu sentia que ele, por ser tão veloz, facilitava em alguns lances, porque sabia que podia compensar estas desatenções posteriormente. No entanto, ele aprendeu muito rápido, porque é um jogador inteligente futebolisticamente», acrescentou.
A constante vontade de desenvolver as suas aptidões cativou o líder felgueirense: «Eu falava muito com ele individualmente, inclusive nós fazíamos muitos cortes para poder ajudá-lo. Achávamos que ele tinha um potencial enorme dentro dele e que podia fazer uma grandíssima carreira. Ele só precisava de ganhar uma maior disciplina. Recorremos em inúmeras ocasiões ao treino individual e ao visionamento de imagens para corrigir os seus defeitos. Ele sempre me disse que queria alcançar um patamar alto. E eu disse: 'Então se queres, vamos trabalhar para isso'. E assim foi.»
Devido à impressionante campanha individual, o Benfica mostrou um grande interesse em adquirir a promessa. Todavia, o Sporting impediu o negócio de ser finalizado, não abrindo mão de uma cláusula anti-rivais. Questionado sobre o tema, Ricardo Soares não tem dúvidas que o seu antigo discente acabaria por dar cartas nos encarnados. Todavia, seria necessário um ingrediente especial: paciência.
«Eu cheguei a falar com ele quando surgiu este interesse real. Acredito que é importante orientar os jogadores, de forma a que tomem as melhores decisões. É necessário que tenham os pés assentes na terra. Nós estávamos numa posição delicada e precisávamos imenso dele. A verdade é que o Tiago fez uma reta final de época extraordinária, porque teve a cabeça no lugar. Logicamente, num clube grande teriam que ter muita paciência para deixá-lo continuar a crescer, de forma a ele se impor. Contudo, eu tenho a certeza que rapidamente acabaria por singrar no Benfica. O problema é que num clube dessa dimensão não podes errar muito. A pressão é muito grande», ressalvou.
Mas como é o Derlei fora das quatro linhas?: «Ele é muito sociável. Os colegas estavam constantemente a brincar com ele, até porque ele era jovem e aceitava naturalmente essas piadas. É uma pessoa simpática, bem-disposta, como eu costumo dizer, de bem com a vida. A irreverência que se vê dentro do campo era a irreverência que também tinha no balneário. Para além disso, é humilde e tranquilo. Às vezes precisávamos de lhe dar aquela durinha, mas ele percebia sempre os motivos. A personalidade é algo muito importante para um atleta se afirmar nos diferentes contextos.»
Os leões estão prestes a receber os comandados de Bruno Génésio, com o intuito de entrar na prova milionária com o pé direito. Do outro lado da barricada estará uma cara conhecida, pronta para mostrar serviço em prol do seu coletivo. Apesar da grande afinidade com a respetiva equipa portuguesa, o entrevistado assegurou que a parte emotiva não terá qualquer impacto na exibição de Tiago Santos.
«O Tiago tem um feitio bastante vincado. Independentemente do adversário, ele é imune à pressão. Ele não se transcende ou perde brio consoante o obstáculo que tem pela frente. Ele tem uma forma de estar muito coerente e, portanto, tenho a certeza que vai fazer um bom jogo. Vai encontrar, na minha opinião, o melhor Sporting dos últimos anos», referiu convictamente.
A continuação da boa fase na carreira pode ser visível na mais recente convocatória de Roberto Martínez para a UEFA Nations League. Apesar de ainda não ter tido a chance de somar a primeira internacionalização, Tiago Santos está certamente no bom caminho para completar mais um importante marco. Estas conquistas deixam o ex-técnico dos tricolores de coração cheio.
«Mais importante do que o impacto que eu poderia ter tido, reina a satisfação muito grande de ver um atleta que tanto fez para dar o salto alcançar um patamar superior. É muito gratificante para mim enquanto treinador. Ele nunca teve problemas em dizer quais eram os seus sonhos e que estavam bem alinhados. Eu acredito que ele pode chegar a um colosso europeu, muito pela forma como ele acredita nas suas capacidades e no seu valor. É um miúdo que merece tudo de bom e é um exemplo para todos os jovens jogadores, pois demonstra que vale a pena acreditar e trabalhar diariamente», concluiu.