MundoBola Flamengo
·11 agosto 2025
Flamengo x Internacional: Conmebol anuncia medidas contra 'cera' na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 agosto 2025
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (11) uma série de medidas para reduzir atrasos e interrupções nas partidas, que já estarão valendo nos jogos entre Flamengo e Internacional pelas oitavas de final da Libertadores. O primeiro jogo será nesta quarta-feira (13), às 21h30, no Maracanã, enquanto a volta acontece na próxima quarta-feira (20), às 21h30, no Beira-Rio.
Com foco em aumentar o tempo efetivo de bola rolando e garantir partidas mais competitivas, a entidade reforçou a aplicação rigorosa de advertências a jogadores e equipes que atrasarem de forma intencional o reinício das jogadas. Substituições lentas, atendimentos médicos demorados e outras formas de “cera” passam a ser alvo de punições para acelerar o ritmo dos jogos.
"Entre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimentos médicos, garantir um maior controle do tempo para se aproximar ao máximo dos 90 minutos de jogo efetivo e aplicar advertências [cartões] a quem atrasar deliberadamente a retomada da partida", diz parte da nota publicada pela Conmebol.
Para o Flamengo, que busca avançar às quartas de final e manter a boa fase na temporada, a cobrança por agilidade e foco pode ser favorável. Isso porque o time costuma dominar a posse de bola e pressionar os adversários constantemente, e muitas interrupções quebram o ritmo de jogo rubro-negro.
Essas medidas não se restringem à Libertadores, mas valerão para todas as competições organizadas pela entidade. Segundo a confederação, com menos tempo perdido haverá mais jogo, com mais jogo aumentam as exigências e cresce o atrativo das partidas e torneios. Ou seja, a análise é que a medida vai valorizar o produto e ser benéfica aos clubes.
"A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informa que, com o objetivo de aumentar a competitividade do futebol sul-americano, a Confederação está promovendo ações voltadas a reduzir as interrupções do jogo, desestimular as demoras intencionais e elevar a dinâmica e a qualidade do espetáculo esportivo.
Essas medidas serão aplicadas a todas as competições organizadas pela entidade máxima do futebol sul-americano e incluem a aplicação rigorosa do regulamento diante de atrasos desnecessários, assim como um apelo à responsabilidade e à colaboração de todos os envolvidos no futebol: dirigentes, jogadores, comissões técnicas, árbitros e torcedores.
Com menos tempo perdido, haverá mais jogo; com mais jogo, aumenta a exigência; e, com isso, cresce o atrativo das partidas e torneios —em benefício de clubes e federações.
Continua após a publicidadeEntre os principais objetivos estão: minimizar as interrupções causadas por substituições ou atendimentos médicos, garantir um maior controle do tempo para se aproximar ao máximo dos 90 minutos de jogo efetivo e aplicar advertências (cartões) a quem atrasar deliberadamente a retomada da partida.
O resultado final será um futebol sul-americano mais competitivo e vibrante, fundamentado em um sólido espírito esportivo e no jogo limpo.
A CONMEBOL segue comprometida em oferecer um espetáculo mais atrativo, dinâmico e com melhor aproveitamento do tempo efetivo de jogo, com foco principal nas competições CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana, que entram em suas fases decisivas."