MundoBola Flamengo
·23 luglio 2025
Flamengo toma decisão sobre contratação de Gustavo Mantuan

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 luglio 2025
Com a possível transferência de Wesley para a Roma, o Flamengo já está atuando nos bastidores em procura de um substituto para a lateral direita. Embora alguns nomes tenham sido mencionados, a diretoria aborda o assunto com prudência, principalmente considerando a complexidade do mercado global.
Um dos jogadores mencionados nas últimas semanas foi Gustavo Mantuan, que atualmente joga pelo Zenit, na Rússia. O jogador de 24 anos, revelado pelo Corinthians, tem contrato com o clube russo até junho de 2027. Ele foi comprado em 2023 por 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 13 milhões na cotação atual). Embora tenha começado como lateral, tem sido usado com regularidade como ponta direita.
Segundo informações do portal Coluna do Fla, a contratação de Mantuan não está nos planos imediatos do Rubro-Negro, porém o jogador continua sendo considerado para possíveis negociações futuras. O clube admite sua versatilidade e potencial, porém considera que o momento atual requer uma abordagem mais prática. Ao passo que Mantuan é deixado de lado por enquanto, o Flamengo direciona seu interesse para Vinicius Tobias, lateral-direito do Shakhtar Donetsk . O jovem brasileiro, de 23 anos, possui um perfil ofensivo e é bem visto internamente, principalmente por ter sido previamente avaliado por José Boto, atual dirigente do clube rubro-negro, que foi responsável por sua transferência para a Ucrânia no passado.
Com 24 anos, Mantuan era visto como uma contratação com potencial de revenda, especialmente pensando no futuro. Atualmente, ele está em sua quarta temporada pelo Zenit.
Na estreia do clube nesta edição do Campeonato Russo, que também marcou a primeira partida de Gerson, Mantuan foi titular e ficou em campo até os 23 minutos do segundo tempo.
O lateral, que saiu do Brasil em 2022, tem sido utilizado com frequência desde que chegou à Rússia. Foram 28 jogos na primeira temporada, 36 na segunda e 38 na terceira, demonstrando a adaptação dele ao futebol local.
Quanto aos títulos, Mantuan só conquistou troféus na Europa. Ele venceu dois Campeonatos Russos, além das Supercopas da Rússia e uma Copa da Rússia, sempre vestindo a camisa do Zenit.