Coluna do Fla
·29 agosto 2025
Flamengo faz acordo com Prefeitura do Rio para construção do estádio

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·29 agosto 2025
Em um passo importante rumo à construção do estádio próprio, o Flamengo oficializou, nesta quinta-feira (29), que permanecerá com o terreno do Gasômetro, na região central do Rio de Janeiro. O clube assinou o termo de compromisso com a aprovação da Prefeitura, durante cerimônia no Palácio da Cidade. Dessa forma, garantiu a continuidade dos estudos técnicos e econômicos necessários para viabilizar o projeto.
Com essa definição, o Flamengo avançou de forma concreta no planejamento do novo estádio, que já conta com estudos iniciados há meses por consultorias especializadas. A partir de agora, o clube inicia uma nova fase no desenvolvimento do projeto, com respaldo jurídico e apoio do poder público.
O Clube de Regatas do Flamengo e o Município do Rio de Janeiro comunicam que o Flamengo permanecerá com o terreno do Gasômetro, providência que foi formalizada em termo de compromisso com a anuência do Município, hoje pela manhã, no Palácio da Cidade. O Clube seguirá, portanto, com os estudos de viabilidade e desenvolvimento do projeto, etapa essencial para garantir sua realização futura. Esses estudos, iniciados há pelo menos oito meses pela atual gestão do Flamengo, promoveram avaliações técnicas e econômicas, conduzidas por empresas e consultorias especializadas, tais como a FGV, Arena Venues + Events, Soloeste Engenharia Ltda. e AECOM. Em razão da necessidade de seu aprofundamento, foi também acordado entre as partes a prorrogação dos prazos necessários à execução do projeto, bem como ajustes de obrigações, assegurando segurança jurídica e plena continuidade da iniciativa. Flamengo e Município seguem alinhados e comprometidos em viabilizar a proposta, em benefício da cidade, dos sócios do Clube e de seus milhares de torcedores.” Com essa definição, o Flamengo avançou de forma concreta no planejamento do novo estádio, que já conta com estudos iniciados há meses por consultorias especializadas. A partir de agora, o clube inicia uma nova fase no desenvolvimento do projeto, com respaldo jurídico e apoio do poder público.”
O Flamengo informou que os estudos do terreno do Gasômetro serão divididos em várias etapas. A mais complexa delas é a análise da contaminação do solo, que está sendo feita pela empresa Aecom. Essa fase inclui investigação ambiental, atualização da avaliação de riscos e definição da melhor estratégia para ‘descontaminar’ a área, além de estimar os custos e o tempo necessário para esse processo.
Além disso, a empresa Soloteste ficará responsável por levantar dados geotécnicos do terreno. Essas informações vão ajudar nos cálculos estruturais e na escolha do tipo de fundação ideal para o estádio, além de permitir um planejamento mais preciso dos custos dessa etapa.
Por fim, a JDS fará as análises topográficas do local. A empresa vai mapear o relevo, identificar possíveis interferências no espaço e avaliar o impacto sobre a vegetação. Também ficará encarregada de apontar se será necessário realizar ações de compensação ambiental exigidas pelos órgãos responsáveis.
Live