
Gazeta Esportiva.com
·21 maggio 2025
Final Europa League: tudo sobre o duelo Manchester United x Tottenham hoje

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 maggio 2025
Manchester United e Tottenham se enfrentam na final da Europa League 2024/25 em Bilbao (Espanha), nesta quarta-feira, com ambos os clubes de olho em uma vaga na Liga dos Campeões após temporadas historicamente ruins.
As duas equipes perderam um total de 39 vezes na Premier League, com o United, 20 vezes campeão, ocupando a vergonhosa 16ª posição na tabela e o Tottenham em 17º, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.
Um deles estará comemorando o apito final no estádio San Mamés — não apenas um troféu europeu, mas uma vitória financeira com potencial para mais de £ 100 milhões (R$ 758 milhões).
Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP
Rúben Amorim, em sua primeira temporada em Old Trafford, sabe que a vitória não resolverá os problemas antigos e enraizados do United, mas admite que mudaria o clima.
“Temos coisas mais importantes para resolver do que isso, colocar este clube de volta ao topo”, disse o técnico de 40 anos na véspera do jogo no norte da Espanha.
Mas ele acrescentou: “(Se vencermos) as pessoas olharão para o nosso time de uma maneira diferente, porque conquistar um título europeu é muito importante.”
O ex-técnico do Sporting Lisboa fez questão de enfatizar que a receita da Liga dos Campeões não é crucial para o futuro do United devido ao tamanho e ao poder de atração do clube.
Mas o especialista em finanças do futebol Kieran Maguire acredita que esta é, em termos monetários, “a partida mais importante da história do clube”.
A enorme receita proveniente de várias fontes de receita seria um grande impulso para o United, que está lutando para equilibrar as contas, fornecendo fundos vitais para a reconstrução do elenco.
Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP
O cargo do técnico português parece garantido independentemente do resultado, mesmo que o United esteja destinado ao seu pior desempenho na liga em meio século.
Mas muitos observadores acreditam que o técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, de 59 anos, está se encaminhando para a saída, independentemente de encerrar ou não o jejum de 17 anos de títulos do clube.
“Eu disse aos rapazes desde o primeiro dia: nada é garantido na vida, nada é garantido no esporte”, disse o ex-técnico da Austrália e do Celtic.
“Você só precisa tentar aproveitar todas as oportunidades que surgem, e é isso que eu tenho feito durante toda a minha carreira.”
Postecoglou, em sua segunda temporada no Tottenham, sente que tem negócios inacabados em Londres e acredita que vencer a Liga Europa pode ser um “ponto de virada” para o clube.
“Até que você realmente consiga, aí sim é fácil para as pessoas dizerem: ‘Bem, você sempre meio que estragou tudo nos grandes palcos'”, disse ele no início deste mês.
O Tottenham, que não conquista um título desde a Copa da Liga de 2008, venceu a Liga Europa duas vezes, em sua antiga forma, como a Copa da UEFA, mas não desde 1984.