MundoBola Flamengo
·22 agosto 2025
Filipe Luís se diverte imaginando Zico no time atual do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·22 agosto 2025
Filipe Luís, técnico do Flamengo, participou do primeiro episódio do novo programa de Zico, Resenha do Galinho, na FlamengoTV. Ele exaltou o ídolo e relembrou a inspiração que recebeu para a carreira, refletindo sobre a importância de aprender com grandes jogadores. O treinador também comentou como imaginaria Zico no time atual e a influência que isso teria em desafios internacionais.
Durante a participação, um sócio-torcedor perguntou se Filipe Luís já tinha sonhado em jogar ao lado de Zico em campo. O treinador respondeu com entusiasmo, revelando humor e admiração pelo ídolo. Ele brincou sobre a possibilidade de disputar espaço no mesmo time e imaginou situações em que poderia jogar ao lado do craque histórico.
"(Gostaria de jogar) Todos. Pois é, Zico. Queria jogar contigo, não ia ter lugar no teu time, eu acho. Eu não ia ter lugar no teu time, eu acho. Mas tu ia ter no meu. A gente ia dar um jeito de jogar juntos."
O treinador projetou como seria ter Zico em campo no time atual, imaginando sua influência sobre decisões importantes. Ele detalhou como pensaria o posicionamento e o aproveitamento de Zico, mesmo nos jogos mais difíceis do calendário. Filipe destacou a capacidade de Zico criar jogadas e envolver os companheiros, servindo de referência para estratégias coletivas.
"Como treinador, eu gosto muito do jogador que tem o pé bom, o pé refinado e que resolve o jogo. Então eu tento preparar todo o time, desde a saída de bola com o goleiro, para que a bola chegue no pé do jogador determinante. Então uma das minhas instruções para os zagueiros e volantes é: olhem o 'Zico'. No caso, outros jogadores que estão comigo, né? (Risos)", disse, antes de completar:
"Mas eu sempre falo, olhem para ele. Antes de vocês receberem a bola, vocês têm que olhar para onde ele está e procurem ele. Mesmo apertado, temos que dar a bola para ele porque ele mesmo apertado é capaz de fazer uma jogada. Não podemos deixar ele sem participar do jogo. Então, Zico, com certeza você poderia ter me ajudado muito no Mundial de Clubes agora."
O treinador finalizou afirmando que Zico poderia ter "solucionado muitos problemas" do Flamengo contra o Bayern de Munique.
Zico destacou a importância de aprender com grandes ídolos do Flamengo, citando lições valiosas de Paulo César Carpegiani. Assim como Filipe Luís, Carpegiani foi jogador campeão pelo clube e depois assumiu o time como treinador. O ídolo ressaltou que esses ensinamentos de liderança e visão de jogo, os mesmo que Filipe aplica, impactaram diretamente sua forma de pensar o futebol.
"Ele me ensinou muito no início, quando ele chegou, ele já com experiência, eu ainda jovem. E ele dizendo aqui, ó, vou dar a bola para você, tu se vira. Então, fica preparado que quando eu pegar a bola, eu vou dar a bola em você. Aí eu falei, só ajuda dar uma parecida do lábio se eu tiver dificuldade para ter quem...", disse o Galinho, antes de finalizar:
"Era assim, ele pegava a bola, ele olhava, vamos embora. E era o início da jogada e tal. Ele falava para mim: 'Ó, menino, você vai ser muito marcado, você vai ser muito vigiado, mas se a gente não der a bola para você, é isso que o adversário quer. Ele quer te tirar do jogo. Uma vez foi legal que ele falou: 'Olha, vão te provocar. Então, se derem um cuspada aqui, você vira o outro. Não revida não, vai lá e mete gol neles'. Eu aprendi."