MundoBola Flamengo
·4 agosto 2025
Filipe Luís distribui responsabilidade em erro de Rossi: 'Falha da equipe'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 agosto 2025
Em um jogo de dois tempos distintos, o Flamengo cedeu o empate por 1 a 1 ao Ceará na noite deste domingo (3), na Arena Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, no entanto, ficou marcado por um lance capital: o gol de empate do time cearense, que gerou debate sobre a ação do goleiro Rossi.
Questionado sobre o lance na coletiva de imprensa, o técnico Filipe Luís adotou um tom protetor, blindou seu jogador e distribuiu a responsabilidade pelo erro.
O Flamengo vencia a partida por 1 a 0, com gol de Arrascaeta ainda no primeiro tempo, e parecia controlar o jogo. Contudo, aos 22 minutos da segunda etapa, o Ceará chegou ao empate.
Após uma cobrança de escanteio de Lucas Mugni, o centroavante Pedro Raul subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes. No lance, o goleiro Rossi saiu da meta para tentar interceptar o cruzamento, mas hesitou e parou no meio do caminho, deixando o gol aberto para o atacante cearense concluir.
A jogada foi amplamente apontada como uma falha individual do goleiro argentino por torcedores. Confrontado com a análise, Filipe Luís foi categórico ao defender a união do elenco e rechaçar qualquer tipo de atribuição de culpa individual.
"Eu revi o gol, mas ainda não fizemos a análise calma. Sempre que se toma um gol, existe quase sempre falha. Muito difícil ser somente mérito do adversário. Se foi o Rossi, se foi o Léo [Pereira], não me interessa", afirmou.
Para o treinador, erros são parte intrínseca do esporte e não devem ser personificados. Ele destacou que falhas ocorrem em diversos momentos de uma partida, nem sempre resultando em gol, e que a responsabilidade final é sempre coletiva.
"Os erros acontecem. Às vezes, durante outras jogadas que não acabam em gol. Os erros existem no futebol. Jamais como treinador, vou apontar o dedo e dizer que foi falha desse ou do outro. Foi falha da equipe e quem perde somos nós. Para isso, estou aqui para treiná-los para que não voltem a acontecer esses erros", declarou.
Com o empate, o Flamengo se mantém na ponta, mas vê o Cruzeiro empatar em pontos, com 37, porém um jogo a mais. O próximo desafio do Mais Querido é contra o rival, Atlético-MG, na Arena MRV, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Na ida, o time mineiro venceu por 1 a 0.