MundoBola Flamengo
·24 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 gennaio 2025
Revelado pelo Flamengo, aos 41 anos, Felipe Melo anunciou sua aposentadoria do futebol. Após deixar o Fluminense em fim de contrato no término da última temporada, o volante até recebeu sondagens de outro clubes, mas optou por deixar os gramados.
Felipe Melo surgiu para o futebol em 2001 no Flamengo, atuando como meia. Após apenas duas temporadas no time principal, foi negociado com o Cruzeiro, posteriormente indo para o Grêmio, onde se tornou volante e ganhou destaque, rumando a Europa. No velho continente vestiu camisas de time como Fiorentina, Juventus, Inter de Milão e Galatasaray, onde é ídolo.
Na Europa, constantemente Felipe Melo se declarava ao Flamengo. Nas redes sociais, comemorava vitórias, conquistas e até já posou com um tijolinho com seu nome, mostrando ter contribuído financeiramente para a construção do CT Ninho do Urubu na época. Em 2016, o Rubro-Negro tentou a contratação do jogador, mas esbarrou no seu alto salário, com o jogador acertando sua volta ao Brasil para jogar no Palmeiras.
Com o Manto, disputou 71 partidas e anotou 11 gols em dois anos atuando pelo time profissional.
Apesar das declarações de amor na Europa e apoio ao Flamengo, quando voltou ao Brasil para vestir a camisa do Palmeiras, o comportamento de Felipe Melo em relação ao Rubro-Negro mudou drasticamente.
Com alfinetadas, provocações antes e durante os jogos, além de um comportamento "agressivo" nas partidas, o volante foi criando uma grande antipatia com a Nação.
Contra o Fla, acumula duas expulsões em 22 jogos contras, ambas pelo Fluminense, rival histórico do Rubo-Negro, que defendeu, sumindo ainda mais com o respeito que a torcida flamenguista um dia teve pelo jogador. Quanto aos amarelos, levou oito, uma média de quase um cartão a cada dois jogos.
A primeira expulsão diante o Flamengo foi na final da Taça Guanabara, quando o jogador se envolveu em briga generalizada, sendo expulso um minuto após entrar em campo.
Já a segunda vez foi ao matar um lance promissor, fazendo falta em cima de Gabigol. O volante saiu de campo provocando a torcida do Flamengo.
Apesar de levar a fama de um jogador que muitas vezes excede o nível de "vontade" dentro de campo, chegando ao ponto da deslealdade, contra o Flamengo, Felipe Melo subia ainda mais esse excesso.
Em entrevista feita ao 'ge' recentemente, Felipe Melo comentou após anos sobre sua relação com o Flamengo, afirmando que mantém o respeito pelo clube, mas o "amor acabou".
"Eu não tenho problema nenhum em dizer que tenho muita gratidão pelo Flamengo, e ela vai ser eterna. Mas eu não amo mais o Flamengo. Tenho muita gratidão pelo clube, jamais alguém na face da Terra vai ver eu falar mal do Clube de Regatas do Flamengo, assim como qualquer clube por onde eu tenha passado, pela gratidão que eu tenho", declarou o agora ex-jogador.
A identificação de Felipe Melo no futebol brasileiro acabou ficando para Fluminense e Palmeiras, seus dois últimos clubes no país. Do lado do Flamengo, a torcida pouco se importa se o jogador é cria do ninho, ficando na memória as provocações do jogador para com o Mais Querido.