AVANTE MEU TRICOLOR
·3 agosto 2025
ESTUDO APONTA DOIS DO SÃO PAULO ENTRE OS JOGADORES MAIS XINGADOS PELA TORCIDA NAS REDES SOCIAIS

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·3 agosto 2025
André Silva: perseguição virtual na internet (Ricardo Moreira/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Um estudo realizado pela Better Collective, grupo que administra sites noticiosos sobre futebol e também faz compilado de dados estatísticos, apontou dois jogadores do São Paulo entre os mais ofendidos pela própria torcida nas redes sociais.
A estatística leva em consideração os jogos até a 17ª rodada, ou seja, as partidas até antes da vitória sobre o Fluminense, no último final de semana. No total, cerca de 218 mil comentários de torcedores dos clubes do Campeonato Brasileiro, tabulados em comentários feitos nas comunidades de cada um dos clubes no Reddit, envolvendo adjetivos depreciativos nas menções a seus nomes.
De acordo com os números deles, o atacante André Silva e o zagueiro Ferraresi aparecerem entre os dez mais xingados do Brasileirão.
Entre os métodos utilizados na pesquisa, o levantamento considerou nomes dos seis atletas com mais partidas disputadas em cada clube no início do estudo, checando a incidência de 91 adjetivos pejorativos (como 'ruim', 'fraco', 'péssimo', 'bagre' e outros) em cada comentário.
André Silva apareceu como o segundo mais criticado no geral, com 4.6% dos comentários sobre ele contendo adjetivos pejorativos.
A menção ao atacante é curiosa, já que ele é o jogador artilheiro do São Paulo no Brasileirão (cinco gols) e na própria temporada (13 tentos). Ao todo, são 17 participações em gols no ano (fica atrás apenas de Luciano, com 18).
Segundo o estudo, a perseguição sobre André Silva parte do fato dele ser a opção (e não Ryan Francisco, que se passou por cirurgia) ao contundido Calleri.
Também é perceptível que muitos dos comentários se dão pelo fato do camisa 17 ter virado alvo de influenciadores no YouTube.
Com Ferraresi, as ofensas são antigas, das primeiras rodadas do Brasileirão, quando o então técnico Luis Zubeldía o utilizava improvisado na lateral-direita.
Live