
Gazeta Esportiva.com
·1 luglio 2025
Entenda quais os planos do Corinthians para intertemporada e o que já foi feito pela comissão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 luglio 2025
O Corinthians já definiu qual será sua estratégia para o período de ‘mini’ intertemporada. Devido à Copa do Mundo de Clubes da Fifa, da qual o Timão não participa, a equipe terá um período de quase 15 dias até o próximo compromisso oficial pelo Campeonato Brasileiro.
De acordo com Reverson Pimentel, coordenador de preparação física, o Corinthians não disputará nenhum amistoso nesse período para evitar qualquer tipo de risco, especialmente de lesão. Os treinamentos, então, serão fechados apenas entre o elenco alvinegro.
“O período de férias foi curto e também é curto para retornar no sentido de colocar um amistoso. Não houve necessidade. A comissão vai usar esse tempo para trabalhar, para usar e elevar uma carga. Às vezes, quando você coloca um amistoso ali dentro, você tem que segurar um dia antes, um dia depois. O amistoso, quando tem um adversário, você acaba não controlando algumas ações, inclusive do adversário. Aí o risco também é grande de ter alguma lesão. [A comissão técnica] Optou, nesses 15 dias, por trabalhar com o grupo. Se precisar de alguma coisa diferente, os atletas da base estão aqui para dar suporte”, explicou em coletiva na última segunda-feira.
O elenco do Corinthians teve cerca de 15 dias de férias antes de se reapresentar no último sábado. Os jogadores, porém, não abandonaram completamente as atividades. Diversos atletas, como José Martínez, Yuri Alberto e Breno Bidon, publicaram vídeos treinando durante o período de descanso.
Os atletas ainda receberam ‘cartilhas’ individuais dos departamentos médico, de performance e de fisiologia, para que se cuidassem em meio às férias. Com isso, os jogadores alvinegros puderam unir o lazer e o descanso à responsabilidade de manter a forma física.
“Essa cartilha foi individualizada para cada atleta. Tentamos dar opções para que o atleta conseguisse desenvolver algum trabalho no período de férias. A verdade é que, depois de uma semana, todo mundo procura algo pra fazer. O atleta procura, não consegue ficar parado o tempo todo. Acredito que isso aconteceu com o nosso elenco. Pelo menos foi essa a impressão que deu quando recebemos os atletas de volta. Acredito que tenham executado algum tipo de treinamento nas férias”, avaliou o preparador físico Celso Resende.
A pausa no calendário para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos foi vista de forma positiva pelos preparadores físicos do Corinthians. O Timão entrou de férias com três jogadores titulares no departamento médico: Yuri Alberto, André Carrillo e Raniele. Além deles, Gustavo Henrique ainda estava em transição física.
15 dias depois e com direito à tratamento nas férias, o clube conseguiu zerar o DM. O único atleta lesionado é o volante Luiz Gustavo Bahia, que tem um entorse no tornozelo. Yuri Alberto está em transição física, enquanto Raniele, Gustavo Henrique e Carrillo estão devidamente recuperados.
“Foi uma parada importantíssima e esse tempo muito benéfico em todos os sentidos. Primeiro, temos um período para zerar o DM. É o que aconteceu hoje, praticamente não temos nenhum jogador no departamento médico. Isso é importantíssimo. Com as competições em andamento, isso é muito difícil, porque são muitos jogos. A importância desse período é que a gente consegue utilizá-lo para aprimorar as valências que precisamos trabalhar. Não é só a parte física, mas ela é importantíssima. Eu diria que ela vem primeiro que qualquer outra valência, seja técnica ou tática. Melhorando a parte física, você dá um ganho para a parte técnica e tática”, comentou Celso Resende.
“Coordenando essas três valências junto com o Dorival, junto com o pessoal da parte técnica, estamos conseguindo uma melhora em todos os sentidos. Essa parada é importantíssima. Acredito que todo grupo que utiliza dessa metolodogia, até porque foi pouco tempo no começo do ano para iniciar um trabalho, até onde eu soube. Agora, acho que é um período que podemos compensar”, prosseguiu.
A boa notícia, portanto, é que o técnico Dorival Júnior tem praticamente todo o elenco à disposição para este período de treinamentos. Apenas Yuri Alberto e Gui Negão ainda treinam separado, mas podem retomar as atividades junto ao restante do elenco em breve.
O Corinthians só volta aos gramados no próximo dia 13 de julho, quando terá pela frente o Red Bull Bragantino. A bola rola às 19h (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. O time, então, espera corresponder às expectativas da torcida.
“Desde o primeiro dia da apresentação, vínhamos fazendo avaliações e terminamos hoje. Os resultados foram muito satisfatórios. Em 15 dias não perdemos todas as capacidades, apenas algumas. Nosso ganho é que temos feito trabalhos com bola desde o primeiro dia de reapresentação. O grupo já está trabalhando com bola desde o primeiro dia. Temos feito avaliações, que foram muito boas nesse retorno. Nisso, vamos individualizando os casos que precisam ser mais trabalhados para que, que no dia 13, a gente tenha um Corinthians em alto rendimento e muito forte para essa retomada”, concluiu Reverson Pimentel, coordenador de preparação física do clube.