AVANTE MEU TRICOLOR
·17 aprile 2025
Empate com o Botafogo estabelece marca negativa inédita do São Paulo na história: saiba maiores jejuns de vitórias do clube no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·17 aprile 2025
Ferreirinha durante lance contra os cariocas na partida de quarta (Buda Mendes/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O São Paulo nunca havia empatado os quatro primeiros jogos de qualquer campeonato antes. Nas duas únicas vezes que empatara os três primeiros, os resultados seguintes foram uma derrota (no Campeonato Brasileiro de 1989) e uma vitória (no Brasileiro de 1995).
Apesar de esta ser somente a sexta vez que o São Paulo passa invicto pelas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, é também a terceira pior campanha do clube nesse mesmo recorte, à frente apenas das edições de 2008 (três empates e uma derrota) e 2021 (dois empates e duas derrotas).
São as três únicas vezes que o Tricolor não obteve nenhuma vitória em seus quatro primeiros compromissos. Além disso, em somente quatro ocasiões o time marcou três gols ou menos nesse recorte, embora curiosamente tenha terminado com o título em duas delas: 2007, 2008, 2021 e 2025.
O São Paulo não empatava quatro jogos seguidos desde outubro de 2021, quando emendou seis. Quatro igualdades consecutivas aconteceram 26 vezes na história, e em sete delas a quinta acabaria sendo alcançada, mas a sexta, só nessa ocasião de cinco anos atrás.
No clássico contra o Santos, no domingo (20), no Morumbi, o Tricolor tentará não só sua primeira vitória nesta edição do Brasileirão, como a primeira no torneio desde novembro do ano passado: já são nove partidas sem vencer em jogos válidos pela competição, igualando-se a outras quatro sequências na terceira posição entre as maiores da história do clube. Apenas em 2013 e entre 1988 e 1989 é que o time passou mais jogos sem ir além de empates e derrotas, sendo a maior série a da década passada, com 12 rodadas de jejum.
Curiosamente, as duas sequências de exatamente oito jogos ora ultrapassadas foram coladas em dois dos principais títulos que o São Paulo já conquistou. A de 2005 começou exatamente no primeiro jogo após o tricampeonato da Libertadores, enquanto a do ano retrasado terminou na última partida antes da inédita conquista da Copa do Brasil.
Live