Alemanha FC
·24 agosto 2025
Em seu retorno à Bundesliga, Hamburgo fica no 0 a 0 contra o Borussia Monchengladbach

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·24 agosto 2025
Por Guilherme Costa
Esse final de semana marcou o início da temporada 25/26 da Bundesliga. A rodada de abertura já mostrou que o atual campeão Bayern de Munique não deverá ter adversários na competição, ao massacrar o RB Leipzig (uma das equipes mais fortes da Alemanha) por 6 a 0. Para além dos destaques óbvios das estreias do Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund, a (re) estreia do Hamburgo — retornando à elite alemã após sete temporadas na segunda divisão — foi aguardada com muitas expectativas.
Diferentemente da estreia da equipe comandada por Merlin Polzin na temporada, quando o Hamburgo quase foi eliminado da Copa da Alemanha para um time da quinta divisão (Pirmasens), no confronto contra o Borussia Monchengladbach os Dinos conseguiram ser competitivos contra uma equipe que tem totais condições de terminar o campeonato entre as oito melhores colocadas.
"Estamos definitivamente prontos para a aventura da Bundesliga, como vocês puderam ver hoje. Fiquei muito satisfeito com a disposição e a energia dos meus jogadores. Com as substituições, conseguimos adicionar alguma qualidade real, o que ajudou muito. No geral, estamos voltando para Hamburgo com uma boa sensação." Comentou Polzin após o jogo.
Para a estreia no Borussia Park, Polzin iniciou a partida com cinco jogadores contratados antes do campeonato (Omari, Torunarigha, Gocholeishvili, Remberg e Capaldo), com Königsdörffer de centroavante e o jovem Røssing-Lelesiit, na ponta esquerda (posição ocupada por Dompé na campanha do acesso à primeira divisão). Mesmo que tenha mostrado confiança e tenha conseguido competir, o time, entretanto, não conseguiu criar oportunidades claras de gols; ao contrário dos donos da casa, que conseguiram exigir uma boa participação do goleiro Heuer Fernandes — principalmente aos 28 minutos, num chute do meia Honorat.
O segundo tempo também não foi dos mais eletrizantes, mesmo que bastante disputado, e o Gladbach seguiu tendo as melhores das poucas grandes chances do jogo. Foi apenas no final da partida que o Hamburgo conseguiu ameaçar o gol defendido por Nicolas. Primeiro, com o chute do jovem Røssing-Lelesiit e depois, já no final, com o cruzamento de Dompé, desviado por Poulsen, que Mikelbrencis completou para o jogo. O gol foi anulado por impedimento do Mikelbrencis.
A estreia no campeonato alemão poderia ter sido pior se o Hamburgo sucumbisse ao nervosismo. Mas Polzin e companhia conseguiram lidar com o estresse e o adversário para conquistar um bom empate na sua (re) estreia na Bundesliga, e ele fez questão de deixar isso claro no pós-jogo: "hoje ficou claro que estamos prontos para a aventura na Bundesliga e os desafios que temos pela frente".
Na próxima sexta-feira (29), o time enfrenta o St. Pauli — rival local — no primeiro jogo do campeonato no Volksparkstadion.
Live