Papo na Colina
·24 aprile 2025
Eita! Ex-Vasco, Emiliano Diaz relembra passagem pelo Cruzmaltino e solta o verbo

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·24 aprile 2025
Ex-auxiliar técnico do Vasco e recém-campeão paulista com o Corinthians, Emiliano Díaz abriu o coração ao relembrar a difícil missão de livrar o Cruzmaltino da Série B em 2023. Em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, que vai ao ar neste sábado (26), às 22h (de Brasília), no Disney+, o filho e braço-direito do técnico Ramón Díaz foi categórico ao afirmar que não pretende mais aceitar desafios de resgate como os vividos no Brasil.
“Pegar um time com muito pouco tempo para salvar do rebaixamento é algo que não vamos fazer nunca mais. Não é saudável, a família sofre, é um desgaste grande e nós não merecemos”, afirmou Emiliano, com tom de desabafo. “E ninguém valoriza quem salva do rebaixamento”.
Ramón e Emiliano ficaram marcados por conduzir duas campanhas dramáticas de permanência: no Vasco, em 2023, e no Corinthians, em 2024. Ambas foram concluídas com sucesso, mas à custa de intensa pressão e trabalho sob condições extremas. Emiliano chegou a afirmar que essas conquistas foram tão desafiadoras quanto títulos: “Do jeito que foi, as duas que conseguimos foram maiores que um título. Valorizamos mais que os dez títulos que já ganhamos. São adversidades que não são fáceis, ainda mais no Corinthians.”
Emiliano Díaz na coletiva após o jogo entre Vasco x Fluminense pelo Campeonato Carioca – 14 de fevereiro de 2024 – Fotos: Leandro Amorim/Vasco
Apesar da recente demissão do clube paulista, os Díaz deixaram números respeitáveis: 60 jogos à frente do Corinthians, com 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, além de 94 gols marcados e 62 sofridos.
Já no Vasco, Ramón chegou em julho de 2023, ao lado do filho Emiliano, quando o clube atravessava uma das piores fases da sua história recente. O time vinha de uma sequência de oito derrotas em nove jogos e ocupava a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas nove pontos. O cenário era de terra arrasada.
Mesmo assim, a comissão técnica argentina conseguiu promover uma reviravolta. Entre 11 de julho de 2023 e 27 de abril de 2024, Ramón comandou o Vasco em 41 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, encerrando a passagem com um aproveitamento de 50%.
Emiliano também comentou sobre os rumores de interesse do Santos, que busca um novo treinador após a saída de Pedro Caixinha. Segundo ele, não houve nenhuma negociação formal até o momento. “A verdade é que não teve nada. Foi com André Cury, que é nosso amigo. A gente janta uma vez por semana, estávamos juntos, mas não foi uma conversa profunda”, explicou.
Vasco venceu o San Lorenzo por 1 a 0 em amistoso no Uruguai – Foto: Leandro Amorim/Vasco
O auxiliar revelou que há possibilidades dentro e fora do Brasil e que a decisão será tomada com cautela. “Agora é muito recente. Temos que pensar bem no próximo passo. Vamos analisar todas as propostas, ver para onde vamos, para que país vamos. Se ficamos no Brasil ou vamos para fora.”
A passagem pelo Vasco ainda ecoa em Emiliano, que deixou claro o quanto aquela missão foi desgastante, mas também especial. A comissão técnica assumiu o clube em uma situação crítica e conseguiu evitar o rebaixamento com uma arrancada no returno do Brasileirão de 2023, conquistando o respeito da torcida — mesmo que, como ele mesmo afirmou, nem sempre a valorização venha na medida da dificuldade enfrentada.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News