Zerozero
·2 settembre 2025
Ederson deixa o City como o maior campeão da história do clube

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 settembre 2025
Ederson Moraes foi anunciado nesta terça-feira como novo guarda-redes do Fenerbahçe. Oito temporadas depois, o brasileiro encerra uma era na baliza do Manchester City. E deixa o clube como um dos grandes nomes da história dos Citizens.
Em 2017, ainda no início da Era Guardiola no Etihad, o City procurou um guarda-redes com excelente capacidade de jogo com os pés. Ederson tinha feito a melhor temporada da sua carreira pelo Benfica e foi adquirido pelos ingleses por 40 milhões de euros. Na época, foi o segundo guarda-redes mais caro da história do futebol.
Logo na primeira temporada, já ultrapassou Claudio Bravo, que tinha acompanhado Guardiola de Barcelona para Manchester, e tornou-se titular absoluto do City. Foi o início de uma era não apenas no clube, mas na Premier League.
Quase uma década depois, Ederson deixa os Citizens como o jogador com mais títulos na história do clube: 18 troféus, incluindo todos os grandes títulos no cenário europeu. São 6 da Premier League, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça da Europa e 1 Mundial de Clubes, além de 3 Supertaças da Inglaterra, 4 Taças da Liga e 2 Taças da Inglaterra.
O seu jogo com os pés deu-lhe uma marca curiosa: é o guarda-redes com mais assistências na história da Premier League: são sete. Ederson é o segundo brasileiro com mais jogos no Campeonato Inglês (276), mas o que mais minutos passou em campo (24516).
No total, foram 372 jogos pelos Citizens, com 8 assistências e 4 penalidades defendidas. Se sofreu 311 golos, conquistou 168 clean sheets (jogos sem sofrer golos).