Zerozero
·2 luglio 2025
Dominik Prpic dado como fechado no FC Porto: quem é este jovem central?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 luglio 2025
Depois de uma temporada 2023/24 atribulada, que deixou a desejar, e de ter, recentemente, terminado a ligação a Martín Anselmi, o FC Porto começa a preparar a próxima época e uma das prioridades passa por reforçar o centro da sua defesa. Nesse sentido, os dragões escolheram o central croata Dominik Prpic para reforçar o seu plantel.
De acordo com a imprensa croata, e entretanto também avançado pela imprensa nacional, a turma da Cidade Invicta fechou a contratação do defesa de 21 anos, natural da Croácia, por um valor a rondar os sete milhões de euros - por 75 por cento do seu passe. Nome desconhecido para muitos, leva a questionar: quem é, afinal, Prpic?
Nascido em Zagreb, capital da Croácia, Prpic começou a sua formação no histórico Dinamo Zagreb, maior clube daquele país e conhecido pela sua cantera, mas acabou por sair, em 2017, para o rival NK Lokomotiva. Contudo, a estadia aí foi curta e, nesse mesmo ano, mudou-se para o Hadjul Split, com apenas 13 anos.
Aí foi queimando etapas, até que, em 2022, com 18 anos, se estreou mesmo na equipa principal, num jogo da Taça da Croácia (1-5). Acabou por não ter grande continuidade e, a meio da época seguinte, o Hadjuk optou por dar-lhe experiência no futebol sénior e emprestá-lo aos eslovenos do NK Radomlje.
Somou mais minutos na Eslovénia, mas foi a chegada do técnico italiano Gennaro Gattuso que lhe mudou a carreira. O treinador transalpino assumiu o comando técnico do Hadjuk Split no verão de 2024 e Prpic até começou como suplente, mas subiu na confiança do treinador e, a partir de agosto do ano passado, tornou-se praticamente indispensável para a equipa, crescendo de jogo para jogo.
Terminou a época com 32 jogos disputados, a larga maioria como totalista, além de duas assistências, evidenciando o seu à vontade com a bola no pé - pé esquerdo é o preferencial - e na fase de construção da equipa. De resto, é comum vê-lo em fase adiantada do terreno para criar desequilíbrios. Além disso, é forte nos duelos, aéreos e pelo chão.
Graças à sua boa temporada, o nome de Prpic tem vindo a começar a circular pela Europa nos últimos meses. De resto, em fevereiro deste ano já a imprensa alemã adiantava que o histórico Hamburgo tinha visto uma proposta, na ordem dos cinco milhões de euros, recusada pelo passe do jogador.
Também o Feyenoord e a Real Sociedad fizeram propostas, mas o timing e o valor das mesmas acabaram por não permitir uma base de entendimento entre clubes.
Agora, no entanto, o FC Porto aproveitou a situação financeira do Hadjuk Split - que pretende fazer, pelo menos, 10 milhões em vendas neste verão - e chegou-se à frente, aparentemente com uma proposta de sete milhões de euros, por 75 por cento do passe, do jovem central - cujo contrato termina em 2027.
Está encontrado o primeiro reforço de Francesco Farioli, o próximo treinador do FC Porto.