Coluna do Fla
·6 luglio 2025
Diretor da CBF aponta principal lição ao Flamengo em disputa do Mundial de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 luglio 2025
A força física e a forma como o Bayern de Munique (ALE) marcou pressão contra o Flamengo impressionou os jogadores e torcedores rubro-negros. Esse intercâmbio de culturas no futebol pode ser um ganho para todos os brasileiros participantes do Mundial de Clubes. Pelo menos essa é a visão de Juan, ex-zagueiro do Mengão e coordenador técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ex-camisa 4 está nos Estados Unidos para acompanhar a reta final do torneio.
“Acompanhamos todos os jogos da primeira fase pela televisão e agora ao vivo, in loco. É importante observar mais de perto os jogadores, o confronto das culturas, até para ver tudo que tem sido feito nos grandes clubes que estão participando da Copa”, disse Juan, ao site da CBF.
Também com passagem pelo Flamengo, mas como gerente de futebol, Rodrigo Caetano também integra o grupo de funcionários da CBF. O coordenador geral de Seleções Masculinas valorizou as campanhas de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo no Mundial e avisou que está de olho nos atletas, visando a Copa do Mundo de 2026.
“É motivo de orgulho para nós as grandes campanhas que os clubes brasileiros fizeram, o que comprova que temos não apenas grandes talentos dentro de campo, mas também trabalho, bons profissionais e boas estruturas, que puderam competir com os gigantes europeus, principalmente”, iniciou Caetano.
“Além das observações com os atletas brasileiros, é cada vez mais uma aproximação e um intercâmbio com a Fifa, já visando a Copa do Mundo do ano que vem, entendendo a competição nos Estados Unidos”, destacou.
Os quatro brasileiros passaram do estágio de grupos, com o Flamengo sendo o melhor deles, com sete pontos. Porém, o Mengão não teve sorte no mata-mata e bateu de frente com o Bayern (ALE), nas oitavas. Já o Botafogo perdeu para o Palmeiras, na mesma fase. Os paulistas caíram nas quartas, diante do Chelsea (ING). Por fim, o Fluminense ainda está vivo e disputará a semifinal nesta terça (08), com os ingleses.