Diogo Costa e o FC Porto: A evolução do jovem guarda-redes | OneFootball

Diogo Costa e o FC Porto: A evolução do jovem guarda-redes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·24 gennaio 2025

Diogo Costa e o FC Porto: A evolução do jovem guarda-redes

Immagine dell'articolo:Diogo Costa e o FC Porto: A evolução do jovem guarda-redes

O jovem, de 25 anos, Diogo Costa, é o titular indiscutível das redes da equipa portista. Descubra o percurso do guarda-redes e conheça a história de sucesso do futebolista que tem conquistado a crítica e os adeptos, com exibições de luxo e defesas galácticas.

Nos prognósticos desportivos de apostadores profissionais do MightyTips a presença de Diogo Costa na convocatória para os jogos, é sempre tida em consideração, já que o guarda-redes tem influenciado o desempenho da equipa e é um elemento chave na defesa, condicionando a atuação dos seus adversários.


OneFootball Video


Breve biografia

Diogo Meireles Costa nasceu a 19 de setembro de 1999, em Rothrist, Argóvia, na Suíça, filho de pais portugueses. Mudou-se, ainda criança, com sete anos de idade, para Santo Tirso.

Depois de uma passagem pela Casa do Benfica de Póvoa de Lanhoso, integra a academia de Futebol Clube do Porto, em 2011,  para jogar na equipa Sub-13. Foi, ao longo de todos os escalões de formação do clube, demonstrando a sua qualidade, maturidade e empenho.

O ano de 2016 marca o primeiro ano de ouro do jovem guarda-redes, ao sagrar-se campeão nacional de juniores pelo FC Porto. O jovem diogo costa seleção portuguesa foi ainda campeão da Europa pela seleção nacional de sub-17.

Estreia-se, em casa, na equipa sénior B do F.C.Porto, a 6 de agosto de 2017, sofrendo uma derrota frente ao Gil Vicente, por 1-2. Mantém-se, até final da temporada, na equipa B, que termina o campeonato em sétimo lugar.

Em 2018, renovou o seu contrato com a equipa portista, até junho de 2022. Nomeado Revelação do Ano do clube nortenho, o espanhol Iker Casillas, refere-se a Diogo de forma elogiosa, apontando-o como seu sucessor. Na época, o então guarda-redes da equipa portista afirmou «Tento fazer as coisas bem para ajudar o FC Porto, porque a concorrência é muito grande, sobretudo com o Vaná e o Fabiano, que são guarda-redes estupendos. Mas logo a seguir vem um craque, o Diogo Costa, que me parece que vai ser um grandíssimo guarda-redes».

O ano 2018 revelou-se um novo ano dourado, com Diogo Costa a vencer a Premier League International Cup, ao serviço da equipa B do Futebol Clube do Porto. Foi ainda campeão da Europa de sub-19, disputando quatro jogos do torneio.

Vencedor da Liga Jovem da UEFA (UEFA Youth League) de 2018/19, com uma vitória frente ao Chelsea por 3-1, o jovem é convocado para a equipa principal do Futebol Clube do Porto, depois de Casillas sofrer um ataque cardíaco e Vaná substituí-lo como guarda-redes titular.

Estreia-se, na equipa A, no jogo de abertura da Taça da Liga, no dia 25 de setembro de 2019, com uma vitória por 1-0, sobre o CD Santa Clara. Já a sua estreia na Primeira Liga teve lugar a 10 de novembro, carimbada com uma vitória frente ao Boavista FC, por 1-0.

No plantel principal desde então, o número 99, é titularíssimo da equipa portista, com prestações que lhe têm rendido a aclamação da crítica e o apoio dos adeptos da equipa azul e branca. As equipas adversárias preparam-se sempre para incríveis defesas e prestações de elevada qualidade, quando têm que enfrentar este “gigante” das redes portistas, que tem brindado o seu público com exibições de alto nível.

Immagine dell'articolo:Diogo Costa e o FC Porto: A evolução do jovem guarda-redes

Note-se que em 2022, num jogo da Liga dos Campeões, Diogo Costa F.C.Porto tornou-se o primeiro guarda-redes a defender um penálti e a fazer uma assistência, no mesmo jogo. è também o guarda-redes portista com mais penalidades defendidas, ultrapassando nomes como Helton e Acúrcio.

A estrela portuguesa do Euro 2024

No Euro 2024, Diogo Costa seleção foi a estrela do jogo da seleção nacional, nos oitavos-de-final, ao defender três penáltis consecutivos da equipa eslovena. Um feito inédito que levou o seu nome aos quatro cantos do mundo. Este foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da vida profissional de Diogo Costa, ao conseguir estas assombrosas defesas de grandes penalidades, que levaram a seleção à próxima fase.

Eleito o homem do jogo, ao garantir a passagem da seleção portuguesa, no Euro, aos quartos de final, o guarda-redes confessou emocionado que tinha sido «o melhor jogo da minha vida. O jogo em que mais consegui ajudar a minha equipa. Tive que seguir o meu instinto, foi isso que senti. Estou muito feliz e muito emocionado por ajudar tanto a equipa» reforçou o guarda-redes, no final do jogo.

Considerações Finais

Muitos são os que acreditam que o Diogo Costa vai sair do Porto. Certo, no entanto, é que a jovem estrela portista tem contrato até junho de 2027, com uma cláusula de rescisão de 75.0 milhões EUR. Cobiçado por clubes sauditas e por clubes ingleses, a saída de Diogo Costa, titular indiscutível na baliza portista, poderia abalar a estrutura da equipa, mas representaria um interessante encaixe financeiro para o clube.

Visualizza l' imprint del creator