MundoBola Flamengo
·11 luglio 2025
Destaques e estatísticas: como chega o São Paulo para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 luglio 2025
Flamengo e São Paulo se enfrentam neste sábado (12), às 16h30, no Maracanã, em jogo que marca o retorno do Fla ao Brasileirão após a Copa do Mundo de Clubes. O Mengão busca uma vitória para seguir na liderança e também abafar o momento conturbado fora das quatro linhas, enquanto o rival paulista vive a expectativa de melhorias com a estreia do técnico Hernán Crespo.
O Mais Querido ocupa a primeira posição, com 24 pontos, enquanto o São Paulo está na 14ª posição com apenas 12 pontos. Um triunfo garante a permanência rubro-negra na liderança pela grande vantagem no saldo de gols (20), ao mesmo tempo que pode fazer a equipe paulista acabar a rodada na zona do rebaixamento.
A campanha de duas vitórias, seis empates e quatro derrotas no Brasileirão foi fundamental para a demissão do técnico Luís Zubeldia. Hernán Crespo chega ao clube com a responsabilidade de melhorar a pontuação na liga nacional e indica muitas mudanças no time. Mas, apesar do clima de esperança, o São Paulo enfrenta o Flamengo no Maracanã como 'azarão'.
O São Paulo de Zubeldia ficou marcado por ser um time muito instável. A equipe foi eliminada nas semifinais do Campeonato Paulista e acumula resultados ruins no Brasileirão, mas também se classificou no primeiro lugar no grupo da Libertadores com a segunda melhor campanha geral.
Essa instabilidade fica evidente também nos números de gols sofridos e feitos no primeiro semestre. Os 43 tentos a favor em 34 partidas representam uma média superior a um por jogo (1,2), mas os 34 gols de adversários fazem a estatística negativa também alcançar a casa de um por jogo (1,0).
Como efeito de comparação, o time principal do Flamengo marcou 68 gols e sofreu apenas 18 em 39 partidas em 2025. Ou seja, o Rubro-Negro marca 1,7 gol por jogo e sofre um tento a cada três partidas (0,4).
O objetivo da diretoria paulista ao contratar Hernán Crespo é justamente mudar esse cenário. O argentino aproveitou a pausa para a Copa do Mundo de Clubes para ficar cerca de 15 dias treinando a equipe antes de Flamengo x São Paulo. A promessa é de mudanças no sistema tático e na hierarquia entre titulares e reservas.
As últimas duas partidas do São Paulo antes da pausa no calendário fora derrotas para Bahia e Vasco. Ou seja, o Flamengo pode aumentar a sequência negativa do rival paulista.
12/6 - São Paulo 1x3 Vasco - Brasileirão31/5 - Bahia 2x1 São Paulo - Brasileirão27/5 - São Paulo 2x1 Talleres - Libertadores24/5 - São Paulo 0x2 Mirassol - Brasileirão20/5 - Náutico 1x2 São Paulo - Copa do Brasil17/5 - São Paulo 2x1 Grêmio - Brasileirão14/5 - São Paulo 1x1 Libertad - Libertadores11/5 - Palmeiras 1x0 São Paulo - Brasileirão6/5 - Alianza Lima 0x2 São Paulo - Libertadores2/5 - São Paulo 0x0 Fortaleza - Brasileirão
Além do cenário já difícil de enfrentar o Flamengo no Maracanã, o São Paulo está desfalcado de alguns dos seus principais jogadores. Calleri realizou cirurgia no joelho e não joga mais na temporada, Lucas Moura foi preservado pela comissão técnica devido a processo de recuperação e Luciano está suspenso.
Essas ausências fazem as esperanças são-paulinas se voltarem para André Silva, artilheiro e líder em participações diretas em gols do São Paulo na temporada. São 11 gols e três assistência para o centroavante que será titular neste sábado.
Quem também recebe destaque é Oscar. O meia tem cinco assistências na temporada, líder do time no quesito, e foi testado por Crespo na função de segundo atacante para formar dupla com André.
Crespo indicou ao longo de toda a semana que vai escalar o São Paulo com três zagueiros para enfrentar o Flamengo. O treinador deve armar a equipe com três volantes no meio-campo e dois alas. A única dúvida está na dupla de André Silva: Oscar e Juan Dinnemo brigam pelo lugar no time.
Assim, um possível São Paulo para começar o jogo contra o Flamengo é: Rafael, Arboleda, Alan Franco e Sabino (Ferraresi); Cédric, Alisson, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Diaz; Oscar (Juan Dinenno) e André Silva.