Chelsea Fans Brasil
·6 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·6 dicembre 2024
Neste final de semana o Chelsea tem um derby londrino contra o rival Tottenham e busca manter a boa fase na temporada.
Nesta sexta-feira [06/12], Enzo Maresca conversou com a imprensa em Cobham, e revelou detalhes sobre a preparação da equipe para o confronto.
Maresca começou a coletiva revelando os status de Reece James e Wesley Fofana, ambos lesionados e foram por um período.
“Ambos estão melhorando lentamente, mas como dissemos outro dia, é uma questão de semanas. O outro que ainda está doente é Misha [Mykhailo] Mudryk e o resto está bem.”
Os torcedores do Chelsea estão satisfeitos com a evolução da equipe em relação à última temporada, com vários cantos feitos com o nome de Enzo Maresca.
O treinador revelou a felicidade em ver a torcida apoiando a equipe, porém não quis entrar em conversas sobre briga pelo título da Premier League.
“Estamos muito felizes pelos torcedores. Eles merecem viver este momento. Eles podem sonhar, estamos muito felizes. Estamos trabalhando todos os dias para fazê-los felizes.” “Sobre o resto [corrida pelo título], nada a acrescentar. Eu já disse muitas vezes que não estamos prontos para competir com Arsenal, Liverpool e Man City.”
O Chelsea tem o melhor ataque da Premier League com 14 partidas disputadas. Apesar da marca positiva, Enzo Maresca ressaltou a importância de melhorar em vários outros quesitos durante a temporada.
“Sim, mas precisamos fazer muitas outras coisas melhor, não apenas marcar gols. Precisamos evitar sofrer gols. No geral, acho que defensivamente estamos indo muito bem, mas como eu disse, estamos apenas focados no jogo de domingo. Não estamos pensando em maio ou junho, esse tipo de coisa, porque é muito cedo.” “No futebol, tudo pode mudar muito rápido. Estamos focados no jogo de domingo, na sessão de hoje, na sessão de amanhã. Essas são as únicas coisas com as quais nos preocupamos e com as quais estamos preocupados.”
O Chelsea conheceu seus adversários da próxima edição do Mundial de Clubes da FIFA em seu novo formato.
Questionado sobre uma possível preocupação com o torneio, Maresca disse:
“Eu já disse muitas vezes, não só eu, mas jogamos muitos jogos. É difícil. Veremos quando estivermos perto de maio, junho, julho, como chegaremos e, a partir daí, nos prepararemos para a competição.”
O Tottenham tem oscilado bastante nesta temporada e Ange Postecoglou tem sido questionado pelos resultados recentes contra equipes mais fracas.
Perguntado se as críticas eram justas e se o Chelsea poderia explorar a falta de zagueiros no elenco adversário, Maresca revelou seus pensamentos.
“Acho que não é novidade. Depende um pouco do resultado da situação, então é justo ou injusto.” “Tentamos sempre explorar, não importa no outro time ou nos zagueiros que eles têm lá. Acho que [Cristian] Romero pode estar de volta, então provavelmente Romero pode ser a solução para eles neste momento, mas veremos.”
Noni Madueke foi importante na vitória em cima do Southampton no meio de semana, sendo autor de um dos gols da partida.
Enzo Maresca revelou que o jogador tem seguido seus conselhos e acredita que ele ainda tem muito a evoluir em campo.
“Sim, absolutamente. Noni [Madueke], como eu disse, no geral ele está trabalhando bem desde que começamos, mas às vezes ele cai um pouco [de nível] e não tem permissão para cair. Em termos de números, ele está indo muito bem com gols e assistências.” “Sem a bola, quando pedimos a ele para defender e pressionar, ele está indo muito bem. A única razão pela qual eu disse isso outro dia é porque eu quero o melhor para Noni. A única maneira de tirar o melhor dele é empurrá-lo todas as vezes. No momento em que ele relaxa um pouco, está errado.”
Enzo Maresca fez várias mudanças na equipe titular para enfrentar o Southampton no meio de semana e explicou seus pensamentos por trás das alterações.
“Desde que começamos, tentamos compartilhar minutos e mudar os jogadores. Fizemos exatamente a mesma coisa contra o Southampton. Com certeza, quando você muda sete na Premier League, pode ser um grande número.” “Todos eles mereciam minutos. Não importa quantos jogadores mudemos, você pode ver a identidade da equipe e a equipe fazendo as coisas certas. Esta é a melhor coisa.”
Noni Madueke revelou recentemente que Enzo Maresca tenta ser justo com os jogadores, sem tentar ser o melhor amigo de todos.
Ele falou sobre a avaliação de um dos seus principais jogadores desta temporada.
“Tento ser, não um amigo, mas próximo dos jogadores. Às vezes, mesmo quando queremos ser amigos, quando você diz algo ao seu amigo, às vezes ele não está feliz. Mas ele tem que saber que o que você diz é porque você está tentando cuidar dele. A única razão pela qual eu disse isso a Noni [Madueke] é porque eu quero o melhor para ele.”
O Chelsea tem um elenco bastante profundo, com Enzo Maresca fazendo muitas alterações sem baixar o nível das atuações. Questionado sobre como tem sido manter o equilíbrio no elenco e manter os jogadores felizes, ele continuou.
“Gosto de ter relação com os jogadores, de estar bem próximo. Você também pode ver um pouco no passado que eu estava com o Leicester, tive uma relação fantástica com os jogadores. Eu os amava. É assim que gosto de me relacionar com os jogadores.” “Quando você diz algo que não gosta, eles pensam que você não quer estar perto, mas é uma maneira de estar mais perto, de mostrar a eles que eu cuido deles.” “Não, não é isso [uma forma de mostrar que sou o chefe no comando]. A mesma coisa aconteceu com Reece [James] quando falei sobre liderança. Quero o melhor para Reece e quero que ele melhore. Para Noni, é exatamente o mesmo.”
Filip Jorgensen foi o goleiro titular na partida contra o Southampton no meio de semana pela Premier League, no entanto Enzo Maresca revelou quem é o seu goleiro titular.
“Não, não. Robert [Sanchez] é o número um.”
O Tottenham tem oscilado muito nesta temporada, não conseguindo manter uma boa sequência de bons resultados. Apesar da vitória em cima do Manchester City recentemente, a equipe tem tropeçado contra rivais da parte de baixo da tabela.
Enzo Maresca comentou sobre a imprevisibilidade da equipe adversária.
“Eles têm jogadores muito bons com um técnico muito bom. É muito claro o que eles querem jogar bem com e sem a da bola. Que tipo de problemas eles têm, eu não sei – você teria que estar lá para entender os problemas. Mas eles são uma equipe fantástica. Duas semanas atrás, eles venceram o City por 4 a 0, então eles são um time muito bom.”
Enzo Fernandez tem sido uma peça importante no meio de campo do Chelsea nas partidas recentes, acumulando gols e assistências.
Enzo Maresca falou sobre a evolução do jogador e sua importância para a equipe.
“Ele [Enzo Fernandez] está melhorando muito, especialmente em termos de entender o jogo e entender a posição. Ele está na posição certa, ele está chegando na área, ele está sempre lá. É isso que queremos dos jogadores atacantes.” “Com certeza, ele tem muitas coisas que pode fazer melhor, mas não apenas Enzo, todo o elenco e todos os jogadores. Ele está no caminho certo.”
Moises Caicedo tem sido outro grande destaque da equipe nesta temporada e atuou recentemente na lateral direita na ausência de Reece James.
Enzo Maresca falou sobre o posicionamento do jogador e como ele tem contribuído com a equipe.
“Provavelmente. É algo que estava em nossas mentes desde o primeiro dia, mas por causa da lesão de Romeo [Lavia] e do momento Enzo [Fernandez], usamos Moi [Moises Caicedo] sempre como meio-campista. No último jogo, decidimos usá-lo como lateral. Com certeza, no futuro, podemos vê-lo novamente lá porque com a bola temos Moi por dentro ao lado de Romeo, ao lado de Enzo, então estamos muito bem.” “Sem a bola, também, ele está nos dando equilíbrio. Então, com certeza, será uma opção.”
Questionado se a partida contra o Tottenham poderia ser um ponto de referência sobre o momento e evolução da equipe, Enzo Maresca foi categórico ao afirmar que não se trata de usar uma partida como referência.
“Não, levamos cada jogo como referência. Tentamos fazer as coisas melhor a cada jogo. Nossa referência é apenas dia a dia, nos treinos, e podemos ver claramente que os jogadores estão envolvidos, estão felizes, estão aproveitando o momento, curtindo a maneira como queremos jogar e então, cada jogo é um teste para nós. Foi um teste contra Southampton, Villa, será um teste contra o Tottenham e o próximo. Nós apenas tentamos melhorar dia a dia.”
Enzo Maresca obteve grande sucesso no Leicester City na última temporada, guiando a equipe de volta à elite do futebol inglês.
Ele comentou sobre as diferenças entre comandar os Foxes e os Blues.
“Eu levei exatamente da mesma maneira; Concentrei no elenco, nos jogadores e em como podemos ajudá-los, ajudar a equipe. Não mais do que isso. Da mesma forma que aceitei o cargo no Leicester e este é exatamente da mesma maneira. O único foco é melhorar os jogadores e melhorar a equipe – não mais do que isso.” “Eu sou pago por isso, para fazer meu trabalho. Não mais do que isso. Eu apenas me concentro nisso e tento fazer o meu melhor todos os dias. Passo muitas horas tentando descobrir como posso ajudar os jogadores a melhorar e convencê-los. Exatamente da mesma forma que aceitei o emprego no Leicester, aceitei este.” “Eu apenas tento, não trabalhar duro, mas passar horas para entender como posso ajudar os jogadores. Acabamos de terminar a sessão e na última meia hora, acabamos de trabalhar em uma sessão extra para alguns jogadores tentarem ajudá-los. Assistimos aos jogos, revisamos os jogos para ver como podemos melhorar. Tenho quatro ou cinco treinadores assistentes no andar de cima e eles gastam tempo para encontrar os detalhes, sobre posições, sobre controlar com a direita ou controlar com a esquerda, jogando com a direita ou a esquerda.”
O calendário no início da próxima temporada será ainda mais apertado por causa do Mundial de Clubes.
Questionado se poderia se dar ao luxo de fazer uma turnê de pré-temporada antes da campanha 25/26, Maresca disse:
“Conheço o grupo [Mundial de Clubes] por causa de ontem. Mas eu não sei qual jogo começamos, qual jogo terminamos, sério. Ainda não tenho ideia.” “Quando começarmos em junho, quando chegarmos a maio, vou olhar. Agora, eu não sei, eu conheço o grupo, mas não mais do que isso.” “No ano passado, acho que começamos em 8 de julho. Mas, com certeza, acho que temos alguns dias de folga caso joguemos a final.”
Enzo Maresca tem pedido a seus jogadores para serem ainda mais implacáveis na frente do gol, para controlar melhor as partidas.
Ele falou sobre os pontos onde ainda vê que a equipe tem a evoluir nos próximos jogos.
“Eu disse, fiquei chateado nos primeiros 15 ou 20 minutos porque estávamos errados na maneira como estávamos pressionando. Preparamos pressão da maneira errada. Acho que até o primeiro ou o segundo gol, não me lembro, chamei alguns jogadores do banco porque precisávamos mudar.” “O Southampton é um time que, se você não pressioná-los alto, homem a homem, e der a eles um jogador extra, então você vai lutar para recuperar a bola porque eles são muito bons. Então, marcamos cinco, mas devemos marcar mais, com certeza, mas estamos muito felizes em marcar cinco.”
Apesar de citar estar fora da corrida pelo título da Premier League, Enzo Maresca foi questionado se a equipe estava acima das suas expectativas nesta momento da temporada.
Visualizza l' imprint del creator“Até o italiano, que tem que me ajudar, está perguntando sobre a corrida pelo título [risos]. Com certeza [acima das expectativas], em termos de pontos e da forma como estamos jogando com e sem a bola, eu estava 100% convencido de que chegaríamos a esse momento, mas não tão cedo.” “Neste momento, com certeza, podemos fazer muitas, muitas coisas melhor em ambas as situações, atacando e defendendo, mas estamos acima das minhas expectativas em termos de como os jogadores estão jogando. Depende deles, eles estão indo muito bem. A razão é porque nos concentramos apenas no dia a dia e vemos como podemos melhorar os jogadores.” “Para mim, sim [esta é a chave]. É porque nos concentramos no dia a dia, em como podemos melhorar a equipe, e não mais do que isso.”