Copa do Nordeste terá finalista inédito desafiando gigante | OneFootball

Copa do Nordeste terá finalista inédito desafiando gigante | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·10 luglio 2025

Copa do Nordeste terá finalista inédito desafiando gigante

Immagine dell'articolo:Copa do Nordeste terá finalista inédito desafiando gigante

A surpreendente eliminação do Vitória para o Confiança, em pleno Barradão, na noite de terça-feira, 8, garantiu que a Copa do Nordeste de 2025 terá um finalista inédito. Isso porque o lado da chave em que os clubes estavam proporcionou uma semifinal entre o Dragão e o CSA, que nesta quarta, 9, superou o Ferroviário (que também seria estreante em final).

A configuração das posições dos dois grupos criou um chaveamento desbalanceado, com gigantes da Série A de um lado e os "azarões" do outro. A expectativa era de que o Vitória aproveitasse para chegar na final com relativa facilidade, mas o Leão vacilou feio e acabou surpreendido para o Confiança. A eliminação ainda custou o emprego do técnico Thiago Carpini.


OneFootball Video


Se de um lado estavam Confiança, CSA e Ferroviário, a outra chave proporcionou os grandes clássicos Sport x Ceará e Bahia x Fortaleza. O Tricolor Baiano e o Vozão levaram a melhor e irão fazer a semifinal, com vantagem do Bahia de jogar dentro de casa.

Os estreantes

Na semifinal após eliminar o Vitória, o Confiança está na sua 14ª participação na Copa do Nordeste e não disputa a competição desde 2021. O Dragão caiu na fase de grupos oito vezes e o numero só não é maior por causa de um formato em pontos corridos entre 2001 e 2003, quando não fez boas campanhas.

A até então melhor campanha do Confiança na Copa do Nordeste aconteceu em 2020 (e agora em 2025), quando liderou seu grupo à frente de Ceará e Vitória, eliminou o Santa Cruz nos pênaltis nas quartas, mas então caiu na semifinal para o Bahia por 1 a 0.

Já o outro semifinalista "azarão" é o CSA. O Azulão tem maior tradição em disputar mata-mata da Copa do Nordeste, mas não sabia o que era estar na semifinal desde 2010. O time de Alagoas disputou essa fase também em 1999, e agora em 2025.

Na última vez que chegou na semifinal da Copa do Nordeste, há 15 anos, o CSA ficou no terceiro lugar geral, com 25 pontos em 14 jogos. Na fase seguinte (já semifinal) enfrentou o Vitória e acabou derrotado por 2 a 1. Um adendo é que naquele ano o Nordestão estava retornando após 7 anos do seu fim e a maioria dos clubes utilizou elencos alternativos.

Os favoritos

Um dos dois "favoritos" postulante a finalista é o Bahia, que superou o Fortaleza na Arena Fonte Nova. O Tricolor é o recordista em participações na competição (21) e o maior campeão, com quatro títulos (ao lado do Vitória). As conquistas do Esquadrão foram em 2001, 2002, 2017 e 2021.

O Bahia foi finalista em oito edições da Copa do Nordeste, acumulando quatro títulos e quatro vices. No entanto, há 3 anos não chega na final, caindo duas vezes na primeira fase e na semifinal do ano passado contra o CRB. O seu último título em 2021, aconteceu em final contra o Ceará decidida somente nos pênaltis.

O adversário do Bahia na semifinal será o Ceará, que agora vai em busca da sua sexta final na competição. O Vozão acumula até aqui três títulos e dois vice-campeonatos. O retrospecto recente é bom, chegando à final em três das últimas cinco edições.

O Ceará foi campeão do Nordeste em 2015, 2020 e 2023, perdendo as finais de 2014 e 2021, ambas para o Bahia. No último título, em 2023, superou o Sport nos pênaltis.

As semifinais da Copa do Nordeste ainda não têm data marcada e podem acontecer apenas em setembro. Até lá, fica a expectativa do confronto final entre um azarão e um favorito.

Visualizza l' imprint del creator