Conmebol denuncia Inter por incidentes com papéis picados no Beira-Rio | OneFootball

Conmebol denuncia Inter por incidentes com papéis picados no Beira-Rio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·29 agosto 2025

Conmebol denuncia Inter por incidentes com papéis picados no Beira-Rio

Immagine dell'articolo:Conmebol denuncia Inter por incidentes com papéis picados no Beira-Rio

— Continua depois da publicidade —

O Inter foi denunciado pela Conmebol devido à chuva de papéis picados durante o confronto contra o Flamengo, ocorrido no dia 20, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. Além desse episódio, o clube também foi enquadrado em outros três artigos por diferentes incidentes.


OneFootball Video


As acusações seguem o código disciplinar e o regulamento de segurança da Conmebol. O incidente mais destacado, envolvendo os papéis picados, está descrito no artigo 24 (confira abaixo). O tribunal disciplinar da entidade será responsável por avaliar os casos e determinar a penalidade ao Inter.

  • 11.2 m (Código Disciplinar da Conmebol): Ser a causa do atraso no início do jogo;
  • 12.2 c (Código Disciplinar da Conmebol): Acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico.
  • 4.2. 13 (Manual de Clubes da Conmebol): Para todas as partidas a partir das Oitavas de Final do torneio, os estádios deverão oferecer, para a hospitalidade dos patrocinadores, uma área mínima de 400m², com infraestrutura apropriada e próxima aos assentos dos patrocinadores, que devem ser os assentos melhor posicionados no estádio. O clube deve garantir que esses assentos sejam efetivamente ocupados pelos patrocinadores da Conmebol. O espaço para a hospitalidade deve ser cedido à Conmebol sem nenhum custo e deve estar disponível das 8h do MD-2 até as 12h do MD+1, para a montagem e desmontagem da atividade.
  • 24 (Regulamento de Segurança): Papel Picado. Que deve ser lançado apenas manualmente. Não é permitido o uso de máquinas de arremesso de papel.

Relembre o caso que gerou punição ao Inter

Após a entrada das equipes para o confronto, uma chuva de papéis picados caiu do alto sobre o gramado do Beira-Rio. O volume era tão grande que praticamente cobriu todo o campo, impossibilitando o início da partida. O árbitro uruguaio Esteban Ostojich reuniu os jogadores e decidiu não autorizar o começo do jogo. As imagens mostravam grande parte do campo coberta pelos papéis, e a bola chegou a ficar com aparência prateada devido aos fragmentos colados.

Alguns jogadores chegaram a deixar o campo e retornar aos vestiários, enquanto outros tentaram ajudar na remoção dos papéis. Após 21 minutos de atraso, a partida finalmente começou.

No dia seguinte, o Inter divulgou uma nota informando que a ação com os papéis picados havia sido planejada, mas apresentou falhas na execução. O clube não detalhou, mas dois funcionários foram demitidos em consequência do ocorrido.

Visualizza l' imprint del creator