Glorioso 1904
·9 agosto 2025
Com eleições no Benfica à vista, João Diogo Manteigas apresenta proposta para o futebol português

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·9 agosto 2025
Atento à atualidade do Benfica e do futebol português, João Diogo Manteigas defende que é preciso fazer uma mudança estrutural nos quadros competitivos, principalmente referentes à Primeira Liga. Segundo o que o candidato às eleições - onde já se conhece algumas informações - esta mudança competitiva poderia ser benéfica para facilitar a questão dos direitos audiovisiovais.
Ao apresentar o modelo que pretende que os quadros competitivos deveriam ser, a candidatura de João Diogo Manteigas começou por referir que não está em concordância com a posição tomada pela Liga Portugal, no que diz respeito ao projeto do centralização: “Conforme referido a 4 de agosto, a nossa candidatura lamenta que esta proposta de modelo ainda não tenha sido divulgada publicamente, impossibilitando uma análise informada e consequente debate entre todos os interessados”.
a reformulação dos quadros competitivos do principal escalão do futebol português, nomeadamente Campeonato Nacional e Taça da Liga.
Para o candidato, a Liga Portugal Betclic, a partir da época 2027/28, deveria reduzir de 18 para 16 equipas, tal como acontecia até à temporada de 2014/15. No entanto, as alterações não ficam por aqui. Além disso, no ano seguinte, em 2028/29, haveria nova redução, para 14 clubes participantes e o Campeonato Nacional iria adquirir depois o modelo de apuramento de campeão e do de manutenção, à semelhança de ligas como da Bélgica e da Dinamarca.
No caso da Taça da Liga, as alterações iriam ocorrer na temporada de 2028/29, com o novo quadro a incluir todas as equipas da Primeira e Segunda Liga. Os jogos iriam ser todos realizados em formato de eliminatória, jogados a apenas uma mão e os quatro primeiros classificados da primeira divisão - na época anterior - apenas iriam iniciar a sua participação nos quartos-de-final da competição.
Live
Live
Live
Live