“Chuteiragate”: Atlético divulga nota oficial comunicando saída de André Lamounier | OneFootball

“Chuteiragate”: Atlético divulga nota oficial comunicando saída de André Lamounier | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·3 luglio 2024

“Chuteiragate”: Atlético divulga nota oficial comunicando saída de André Lamounier

Immagine dell'articolo:“Chuteiragate”: Atlético divulga nota oficial comunicando saída de André Lamounier

No início da noite desta quarta-feira (3), a diretoria do Clube Atlético Mineiro divulgou uma nota oficial comunicando a saída de André Lamounier do cargo de Diretor de Comunicação e Relações Institucionais, após um incidente envolvendo uma ação de marketing do clube.

O caso, que ficou conhecido publicamente como “Chuteiragate”, gira em torno de uma fraude em uma ação promocional do Galo, na qual o filho de Lamounier foi contemplado para ganhar uma chuteira autografada pelo atacante Bernard. O episódio, denunciado pelo jornalista Victor Martins, gerou grande repercussão entre os torcedores e na mídia.


OneFootball Video


Na nota oficial, o clube esclareceu que não houve qualquer investigação formal por parte do setor de compliance sobre a conduta de André Lamounier, uma vez que o departamento não possui poderes investigativos. A função do compliance é acolher denúncias e encaminhá-las ao Conselho de Administração. Essa posição, no entanto não bate com as informações apuradas por nossa reportagem.

O documento também destaca que Lamounier comunicou o incidente tanto ao compliance quanto à diretoria executiva assim que tomou conhecimento do ocorrido. O então diretor também pediu desculpas pelos acontecimentos.

Mesmo antes das denúncias serem analisadas pelo Conselho Gestor, André Lamounier decidiu se demitir do cargo. Segundo a nota, a decisão foi tomada por motivos pessoais, visando preservar sua família e a instituição Atlético Mineiro.

Os acionistas e a atual gestão do clube expressaram, através da nota, “respeito e confiança” no profissional. O “Chuteiragate” expôs fragilidades e questões éticas dentro do clube, levantando dúvidas sobre outras possíveis ações de marketing.

Confira a nota na íntegra:

O Galo informa que André Lamounier não ocupa mais o cargo de Diretor de Comunicação e Relações Institucionais.

O Clube esclarece que não são verdadeiras as informações de que há ou houve investigação no Compliance sobre a conduta do diretor André Lamounier. O compliance do Clube é um órgão que não tem poderes investigativos. Ele simplesmente acolhe denúncias e as encaminha para o Conselho de Administração.

Além do mais, importante destacar que o fato foi comunicado pelo diretor ao Compliance e à diretoria executiva, no momento adequado, e logo após o ocorrido. Além disso, ele pediu desculpas pelos acontecimentos.

Antes mesmo de as denúncias serem analisadas pelo Conselho Gestor, o diretor tomou a decisão pessoal de pedir sua demissão, sob a alegação de preservar “sua família e a Instituição”.

Os acionistas e esta gestão reiteram seu respeito e confiança pelo profissional, além da gratidão pelo comprometimento e capacidade de trabalho demonstrados ao longo dos últimos anos, que levou a Comunicação do Galo a outro patamar.

Visualizza l' imprint del creator