AVANTE MEU TRICOLOR
·4 agosto 2025
CHEIO DE CONFUSÕES: Árbitro de São Paulo x Athletico-PR na volta das oitavas da Copa do Brasil é definido

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·4 agosto 2025
Juiz apitou a estreia do Tricolor no Brasileirão, contra o Sport (Foto: Mauro Horita/Getty Images)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
O árbitro da partida entre São Paulo x Athletico-PR, na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, foi divulgado pela CBF na tarde desta segunda-feira (4), em audiência pública realizada em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ).
E o juiz designado para a decisão é cheio de polêmicas. Quem comandará a arbitragem do jogo do Tricolor será o mineiro Felipe Fernandes de Lima, de 37 anos.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, Felipe Lima abitou um jogo do São Paulo, a desastrosa estreia diante do Sport, que terminou com empate sem gols na 1ª rodada do Nacional.
No entanto, o árbitro acumulou algumas confusões nos últimos anos. No início de 2023, Felipe foi afastado pela comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), após erro do árbitro na segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro entre Atlético x Athletic.
De acordo com a Ouvidoria da FMF, Felipe errou no lance que aconteceu aos 25 minutos do segundo tempo, quando Everson acertou a mão no rosto do lateral-esquerdo Nathan, e não sinalizou pênalti claro.
À época, a Ouvidoria disse que se tratou de um erro "puro e exclusivo" do árbitro da partida, Felipe Fernandes Lima. Ele foi afastado e passou por reciclagem.
Já na decisão do Mineiro de 2024, entre Atlético-MG e Cruzeiro, Felipe Fernandes teve desavenças com o atacante atleticano Hulk.
Após empate por 2 a 2 na primeira final mineira, Hulk, que marcou um gol e recebeu cartão amarelo, esbravejou contra a postura do árbitro com os jogadores na partida.
“Eu falo para ele que não estou reclamando do trabalho dele em si. Não cabe a mim. Eu vou falar do comportamento dele com os jogadores. Tem que ter humildade. O cara é muito boçal. Você vai conversar com ele com todo o respeito e ele dá as costas. Eu não dou as costas para ninguém. Quando eu faltar com respeito, ele pode me punir”, disse o ídolo atleticano à época.
O juiz, no entanto, não deixou o assunto passar batido. Após o jogo, Felipe Fernandes de Lima publicou fotos da final mineira agradecendo a oportunidade por ter conduzido o clássico. Nos comentários, ele respondeu algumas pessoas que o parabenizaram pela atuação.
"E todo mundo sabe quem são os chorões, quer atenção diferenciada, só visitar um psicólogo. Aplicamos a regra pautada no respeito mútuo e ponto final. Ninguém tem tratamento especial, todo mundo gosta de ser tratado igual, doa a quem doer", escreveu o árbitro.
O São Paulo visita o Athletico nesta quarta-feira (6), às 19h30 (de Brasília), na arena paranaense, com a vantagem de ter vencido no Morumbi por 2 a 1.