Fogo Na Rede
·2 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsFogo Na Rede
·2 gennaio 2025
As camisas do Vasco e do Botafogo estão entre as dez mais belas de 2024, de acordo com uma pesquisa realizada por um renomado portal especializado em uniformes de futebol. Ambas as peças dos times cariocas foram as únicas representantes de clubes da América incluídas na seleção do “Classic Football Shirts”.
Vitor Silva/Botafogo
A camisa preta do Vasco, lançada em abril, conquistou a sexta posição no ranking. O modelo foi criado para homenagear Roberto Dinamite, ícone do clube que completaria 70 anos em 2024. Diversos detalhes fazem referência ao maior artilheiro da história do Vasco, como a inscrição “Dinamite Eterno 10” na faixa diagonal, a silhueta do jogador na parte posterior e o número 10 adornado pela Cruz de Malta na parte inferior esquerda. Além disso, o uniforme conta com uma carta especial dedicada ao eterno capitão no interior.
Já o tradicional uniforme principal do Botafogo, considerado um item histórico para seus torcedores após a conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, ocupa a sétima posição. Apresentado em maio, o design da camisa foi batizado de “Honrar o Passado”, destacando-se pelas faixas em zigue-zague nas cores branca e preta, em alusão aos tecidos utilizados nas décadas de 50 e 60. A tonalidade “off-white” do branco também remete às camisas antigas, e a gola em V, com as cores entrelaçadas, adiciona um charme extra ao modelo.
A grande vencedora da votação foi a camisa reserva da Colômbia, que celebra o centenário da Federação Colombiana de Futebol. Este modelo branco faz uma homenagem à camisa usada na Copa América de 1945, com listras nas cores da bandeira do país (amarelo, azul e vermelho) e um detalhe interessante: o escudo descolorido, uma referência à versão original, que não trazia o brasão.
Este ranking reafirma a importância dos uniformes como símbolos da história e cultura dos clubes, além de destacar o estilo e o design que encantam os fãs ao redor do mundo.