Hugogil.pt
·2 luglio 2025
Calendário da Liga sob fogo: privilégio ao Sporting?

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·2 luglio 2025
Começou a circular nos bastidores do futebol português que o Sporting terá solicitado à Liga Portugal a possibilidade de iniciar o campeonato fora de casa, na 1.ª jornada da época 2025/26. A razão prende-se com atrasos nas obras no Estádio José Alvalade, que, segundo consta, poderiam impedir a utilização do recinto leonino nas primeiras semanas da nova temporada.
Caso esse pedido seja aceite, o sorteio da Liga, marcado para breve, teria de ser condicionado para que o Sporting atuasse como visitante na ronda inaugural, evitando assim um jogo “em casa emprestada”.
Este cenário levanta dúvidas sobre a equidade do calendário competitivo, sobretudo tendo em conta a situação do Benfica. Os encarnados encerraram a época oficial a 29 de junho, após a participação no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, e poderão ter até nove jogos em agosto, incluindo a Supertaça, as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e as primeiras jornadas do campeonato, com partidas de três em três dias.
A possível cedência ao pedido do Sporting poderá vir a ser interpretada como um privilégio injustificado, sobretudo tendo em conta que outras equipas, como o Benfica, enfrentam um calendário intensivo com impacto direto nas provas europeias.
A decisão final caberá à Liga Portugal/Federação, mas muitos olhares voltam-se agora para Antero Henrique, responsável máximo do futebol português, que vai ter um papel determinante neste processo.