Palmeiras Online
·17 settembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsPalmeiras Online
·17 settembre 2024
Nesta segunda-feira (16), a Conmebol puniu o Botafogo pelo gesto racista de um torcedor no jogo contra o Palmeiras, pelo duelo de ida da Libertadores, disputado no dia 14 de agosto, no Estádio Nilton Santos.
Para quem não se lembra, o botafoguense Vinícius Ramos, de Maricá (RJ), apontou o dedo indicador para a cor da pele na direção dos torcedores palmeirenses. Inclusive, no dia seguinte, o Botafogo se manifestou em nota, baniu o adepto do estádio e o excluiu do programa de sócio-torcedor.
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram
De acordo com a Unidade Disciplinar da Conmebol, o clube do Rio de Janeiro terá que pagar uma multa de 60 mil dólares (cerca de R$ 330 mil na cotação atual), por infringir o artigo 15.2 do Código Disciplinar da Conmebol, em concordância com o artigo 15.4.
Torcedor do Botafogo é flagrado fazendo gestos racistas em duelo contra o Palmeiras (Foto: Reprodução)
Além disso, a entidade também determinou que o Botafogo exiba um cartaz com a frase “Basta de Racismo”. Assim, a ação terá que ser realizada no início da próxima partida em competição organizada pela Conmebol. A mesma mensagem também deverá ser exibida no Estádio Nilton Santos a partir de duas horas antes do início do jogo.
Ainda segundo o documento liberado pela entidade, o Botafogo terá que publicar em suas redes sociais uma campanha com a mesma frase nos dias antes do próximo duelo em casa, marcado para esta quarta-feira (18), contra o São Paulo.
Por fim, a Conmebol também alertou que, em caso de repetição, a Unidade Disciplinar poderá determinar que a equipe carioca jogue em seu estádio com apenas metade da capacidade ou até sem torcida. Curiosamente, vale observar que a multa foi menor do que as aplicadas anteriormente, que eram no valor de 100 mil dólares (R$ 540 mil, na cotação atual).