Portal dos Dragões
·11 luglio 2025
Borja Sainz aterra hoje na cidade do Porto e amanhã começa no Olival

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·11 luglio 2025
A confirmação de que Borja Sainz se junta ao FC Porto não é uma surpresa, mas ontem, a SAD azul e branca e o Norwich City finalizaram os últimos pormenores do acordo para a transferência do extremo espanhol para o Dragão. Com todos os detalhes agora esclarecidos, o quarto reforço para a temporada 2025/26 – após Gabri Veiga, João Costa e Dominik Prpic – está preparado para viajar para a Invicta.
A sua chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro está agendada para esta tarde. Durante o dia de ontem, o FC Porto conseguiu adicionar mais uma cláusula ao acordo com o clube inglês. A transferência de Borja foi concluída por 13 milhões de euros (M€) fixos, com a possibilidade de mais 2 M€ dependentes de objetivos. Além disso, os “canários” asseguraram 20 por cento das mais-valias de uma futura transferência do jogador de 24 anos, uma percentagem que poderá descer para 10% após a próxima temporada.
Esclarecendo a situação: a SAD azul e branca e o Norwich concordaram que, em junho de 2026, o FC Porto poderá adquirir metade das mais-valias futuras ao pagar um milhão de euros, o que poderá aumentar o encaixe financeiro nessa altura. Isto significa que, se se confirmar esta situação e Borja Sainz for vendido, o Norwich terá direito a apenas 10% do lucro gerado pela transferência do jovem internacional espanhol para outro clube. Embora não chegue a tempo de participar no “dia 1” do FC Porto em 2025/26, Borja poderá, a não ser que surjam imprevistos, familiarizar-se com o centro de treinos do Olival amanhã. O jogador terá de passar por uma bateria de exames médicos e por todos os trâmites necessários para oficializar a sua contratação. Durante este processo, Sainz terá a oportunidade de conhecer os seus novos colegas de equipa, o treinador, Francesco Farioli, e a restante equipa técnica.
Com a chegada de Borja, os dragões reforçam o seu setor ofensivo, especialmente numa posição que a estrutura do futebol portista identificou como uma prioridade. Analisando as últimas duas temporadas do jogador no Norwich, o espanhol, natural do País Basco, trará uma nova verticalidade à ala esquerda da equipa azul e branca. Na temporada 2024/25, Sainz destacou-se ao marcar 19 golos pelos “canários”, dos quais 18 foram no Championship, o que o colocou em segundo lugar na lista de melhores marcadores da competição, apenas atrás de Joel Piroe, do Leeds.