DomíniodeBola
·24 febbraio 2025
Benfica e FC Porto reagiram às queixas do Sporting sobre arbitragem e Sporting também já reagiu

In partnership with
Yahoo sportsDomíniodeBola
·24 febbraio 2025
As declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, sobre alegada falta de “igualdade de critérios” na arbitragem motivaram reações imediatas por parte de Benfica e FC Porto.
Na sexta-feira, o líder leonino usou o canal do clube para afirmar que o Sporting tem sido prejudicado nas decisões dos árbitros. No entanto, tanto Benfica como FC Porto rebatem essa ideia e apontam, pelo contrário, alegados benefícios para os leões.
Poucos minutos após o empate do Sporting diante do AVS SAD (2-2), o Benfica lançou um comunicado manifestando “preocupação com o condicionamento da arbitragem”, provocado pelas constantes declarações de Varandas e Rúben Amorim.
Além disso, os encarnados apontam erros graves a favorecer os leões:
Já o FC Porto criticou a validação do golo de Diomande, que teve como referência imagens captadas por uma câmara instalada num poste de iluminação – e não por câmaras da Sport TV, responsável pela transmissão.
“Câmaras montadas em postes de iluminação? Por ordem de quem? Conselho de Arbitragem? Liga Portugal?”, questionaram os dragões na rede social X (antigo Twitter), reforçando que “o VAR em Portugal é uma falácia em muitos estádios”.
A arbitragem volta, assim, a estar no centro da polémica entre os três grandes do futebol português.
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, reagiu esta segunda-feira aos comunicados de Benfica e FC Porto sobre a arbitragem do empate (2-2) contra o AVS SAD. À margem da tomada de posse de Pedro Proença como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Varandas deixou críticas diretas aos rivais e mostrou confiança na luta pelo título.
Varandas começou por desvalorizar os comunicados, destacando que ambos os rivais estão preocupados com o Sporting:
“O Sporting não tem qualquer problema institucional com nenhum dos rivais. Benfica e FC Porto continuam preocupados connosco e eu vejo isso com alguma satisfação. E estão preocupados porque veem o mesmo que eu: se o Sporting conseguir chegar em primeiro lugar à próxima data FIFA, mesmo com limitações e lesões, na reta final vamos ver quem fica melhor”, afirmou.
Respondendo diretamente ao comunicado encarnado, Varandas foi duro nas palavras:
“Em relação ao comunicado do Benfica, é o modo normal do nosso rival: atirar areia para os olhos das pessoas e achar que todos são estúpidos.”
O Benfica contestou a validade dos dois golos do Sporting e criticou alegada pressão leonina sobre a arbitragem.
Já quanto ao comunicado do FC Porto, que questionou o uso de uma câmara não oficial para validar o golo de Diomande, Varandas ironizou:
“Não sei quem mandou meter a câmara no poste de iluminação, mas ainda bem que o fez, senão um golo limpo teria sido anulado. O Estádio do FC Porto é magnífico, mas sempre que o Sporting vai lá, acontecem coisas estranhas com o VAR.”
O líder leonino também respondeu à crítica dos dragões sobre a sua postura:
“Gostei do termo santo, mas é claramente exagerado. Eles só conseguem ver bandidos e santos. Eu sou uma pessoa normal, de um clube que luta por títulos.”
No final da sua intervenção, Varandas deixou um aviso aos adeptos sportinguistas:
“Não via há décadas o Benfica e o FC Porto tão preocupados com o Sporting. Mas percebo porque estão preocupados. Porque, mesmo estando nós tão condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato. Vêm aí semanas difíceis, com jogadores de 17 anos a jogar e oito lesionados, mas estamos na luta e em 1.º lugar. Se chegarmos a março no topo da tabela, quando regressarem os pesos pesados, veremos quem será mais forte.”
A guerra de palavras entre os três grandes promete continuar acesa na reta final da época! 🔥⚽