OneFootball
·18 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·18 dicembre 2024
Igor Jesus estreou pelo Botafogo em 17 de julho de 2024, e, menos de três meses depois, entrou em campo como o centroavante titular da Seleção Brasileira.
O sucesso imediato do jovem atacante no Alvinegro, em sua volta ao país, rendeu o quarto lugar no Ballon D'OneFootball 2024.
A premiação, feita pelos jornalistas brasileiros do OneFootball, lista os jogadores que tiveram o melhor desempenho ao longo da temporada no Brasil, considerando todas as competições disputadas em 2024.
Vamos revelar mais um nome a cada dia, até 21 de dezembro, quando será conhecido o vencedor!
Aos 23 anos, Igor Jesus viveu a melhor temporada da carreira, com gols decisivos, e os títulos do Brasileirão e da Libertadores, como um dos grandes destaques da equipe de Artur Jorge.
Depois de quatro temporadas no mundo árabe, o atacante voltou ao Brasil, no entanto, quase como um desconhecido – menos para o diretor de gestão esportiva e chefe do departamento de scout do Botafogo, Alessandro Brito.
O dirigente era olheiro do Athletico e conheceu Igor, então com 14 anos, na base do rival Coritiba, há quase uma década.
Igor Jesus tinha chegado ao Coxa, após se destacar em projetos esportivos em Mato Grosso, e logo impressionou pela capacidade física e a facilidade em enfrentar atletas mais velhos.
Aos 19 anos, após duas temporadas na equipe principal do Coritiba – uma na Série B –, o atacante foi negociado com o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes, onde fez sucesso, com 43 gols e 20 assistências em 88 jogos.
No começo da reformulação do departamento de futebol do Botafogo, com a entrada da SAF, o atacante estava fora de ação, após sofrer uma grave lesão que o tirou dos gramados entre setembro de 2021 e setembro de 2022.
Igor Jesus, no entanto, nunca saiu do radar do Botafogo, que chegou a fazer algumas sondagens pelo atacante – todas rechaçadas pelos árabes.
O Alvinegro só conseguiu tirá-lo do Shabab Al-Ahli agora no segundo semestre de 2024, quando o contrato com o clube dos Emirados Árabes se encerrou.
Com a necessidade de contratar mais um centroavante, após a saída de Diego Costa, o Bota decidiu apostar em Igor e assinar um pré-contrato, mesmo que tivesse que esperar seis meses para vê-lo em campo. E a espera valeu a pena!
O atacante foi um dos principais destaques deste 2024 histórico do Botafogo, com os títulos da Libertadores e do Brasileirão.
Pelo time carioca, foram 31 jogos, com 8 gols, 6 assistências e muita entrega em campo.
Igor Jesus se destacou muito por gols decisivos nesta temporada, como os dois na vitória contra o Fortaleza, que recolocaram o Botafogo na liderança do BR 24.
Em clássicos, ele também deixou sua marca, como no 4 x 1 contra o Flamengo, quando marcou segundo gol alvinegro, abrindo caminho para a goleada.
Na Libertadores, o atacante foi o grande destaque contra o Palmeiras, garantindo a classificação para as quartas de final.
Foram dele os gols que abriram os placares das duas partidas, tanto no 2 x 1 no Nilton Santos, quanto no 2 x 2 em São Paulo.
O sucesso com a camisa do Bota rendeu as primeiras convocações para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa – quatro jogos como titular, e um gol marcado com a Amarelinha.
O gol pelo Brasil, logo em sua estreia, fez o atacante repetir o feito de craques como Pelé, Zico, Rivaldo e Neymar, que também marcaram no primeiro jogo pela Seleção.
Igor Jesus tem contrato até 2027 com o Alvinegro, mas a sua permanência para 2025 não está garantida.
John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo, revelou no início de novembro que pelo menos sete clubes europeus sondaram a situação do jogador.
O West Ham foi um deles, e sinalizou uma proposta de 30 milhões de libras – algo em torno de R$ 237 milhões.
Textor já informou que não pretende negociar Igor Jesus por menos de 35 milhões de euros – R$ 228 milhões na cotação atual.
O Botafogo é dono de 100% dos direitos econômicos do atleta e enxerga até a possibilidade de cravar a maior venda da história do clube em um futuro próximo.
Hoje, a maior venda do clube foi a de Jeffinho, negociado com o Lyon por 10 milhões de euros no ano passado.
Igor Jesus, por sua vez, segue focado no Botafogo e já declarou que pretende permanecer no Rio de Janeiro na próxima temporada.
📸 Buda Mendes - 2024 Getty Images