Artilheiro histórico e ascensão meteórica: conheça o Manauara, que brilha na Série D | OneFootball

Artilheiro histórico e ascensão meteórica: conheça o Manauara, que brilha na Série D | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·10 luglio 2025

Artilheiro histórico e ascensão meteórica: conheça o Manauara, que brilha na Série D

Immagine dell'articolo:Artilheiro histórico e ascensão meteórica: conheça o Manauara, que brilha na Série D

A primeira fase da Série D está perto do fim e entre muitas boas campanhas de clubes tradicionais do futebol brasileiro, um clube até então pouco conhecido e com uma ascensão meteórica se destaca pela invencibilidade, alto número de gols e a presença de um artilheiro que busca fazer ainda mais história.

O clube citado é o Manauara, que lidera o Grupo A da Série D, com 23 pontos conquistados e está em detalhes de confirmar sua vaga na próxima fase. O clube de Manaus foi fundado em 2020 e está na sua segunda participação na quarta divisão do futebol brasileiro depois de estrear no ano passado.


OneFootball Video


Na atual campanha, o Manauara lidera o grupo que conta com equipes da região Norte, já que na Série D, a primeira fase é regionalizada. Em onze rodadas, a equipe amazonense soma 6 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota. São 22 gols marcados (média de 2/jogo) e apenas sete sofrido.

No âmbito geral, considerando os 64 clubes da quarta divisão, o Manauara tem a quarta melhor campanha, atrás apenas de:

  1. Aparecidense (25 pontos no Grupo E);
  2. ASA (24 pontos no Grupo D);
  3. Inter de Limeira (24 pontos no Grupo G).

O Manauara também tem o terceiro melhor ataque, atrás de Aparecidense e ASA, e a segunda melhor defesa, atrás de Central e Inter de Limeira.

Ascensão meteórica

A primeira vez que o Manauara entrou em campo para disputar uma partida profissional foi em setembro de 2021 contra o Tarumã, na primeira rodada da segunda divisão do Campeonato Amazonense daquele ano. Menos de dois meses depois, foi campeão da competição de maneira invicta, o que já mostrou a força do projeto.

"Assim como a maioria dos brasileiros, sou apaixonado por futebol. Sempre pensei em trabalhar no meio de alguma forma. Como nunca tive condições de ser jogador, resolvi fundar meu próprio time", declarou em 2021, ao ge, o presidente do Manauara, Marcus Souza.

Em 2022, o Manauara disputou pela primeira vez o Campeonato Amazonense e já mostrou que iria se colocar entre as grandes equipes do estado. Em 13 jogos, foram cinco vitórias, cinco empates e três derrotas. No entanto, o "Robô", como é conhecido, caiu nas quartas de final para o Manaus.

Então o grande passo do Manauara aconteceu em 2023, quando a equipe teve uma grande campanha e foi pela primeira vez finalista do Campeonato Amazonense. A final foi contra o Amazonas, e depois de um empate em 0 a 0 na ida, perdeu na volta por 1 a 0.

O vice-campeonato deu ao Manauara um grande calendário em 2024. Além do Campeonato Amazonense, disputou também Copa Verde, Copa do Brasil e a Série D. Foi um ano repleto de estreias para o Robô.

No Estadual, parou na semifinal com derrota para o Parintins. Na Copa do Brasil, eliminação ainda na primeira fase em jogo único contra o Retrô. Já na Série D se classificou com invencibilidade para a segunda fase (assim como faz nesse ano), avançou às oitavas e teve novamente o time pernambucano como algoz. Após uma vitória para cada, o Retrô (que acabou campeão), levou a melhor nos pênaltis.

O artilheiro histórico

A forte campanha do Manauara tem como um dos destaque o centroavante Manoel, que tem 7 gols em 9 jogos na Série D, dividindo a artilharia da competição com Jonas, do Trem, e Marcelo Toscano, do ASA.

Mais do que a artilharia da edição 2025 da Série D, Manoel, de 36 anos, está muito perto de conseguir um feito histórico, se tornando o maior artilheiro da quarta divisão brasileira.

No momento, Manoel é o segundo maior artilheiro da história da Série D, com 35 gols marcados em 72 jogos. Os gols de Manoel são divididos em sete edições da Série D, sendo o mais artilheiro em 2016, quando marcou 10 gols em 10 jogos defendendo o Altos, do Piauí.

Manoel foi revelado pelo Camboríu e fez toda a sua carreira em clubes menores do Brasil. Chegou a se destacar em 2011 no Penafiel, de Portugal, e ser contratado pelo Braga, mas só fez uma partida no time principal. Em 2021, marcou 22 gols pelo Altos e foi contratado pelo Vitória, mas não se destacou.

O Altos foi o clube que Manoel mais se destacou na carreira, se tornando ídolo com 75 gols marcados em passagens diferentes entre 2016 e 2023.

Com os gols de Manoel, o Manauara segue seu projeto ambicioso de ascensão, com dois anos de estabilidade na Série D, mostrando ser mais do que uma surpresa, mas uma equipe para se acompanhar de perto.

Confira o Top 5 de maiores artilheiros da história da Série D:

Tabela à esquerda

Visualizza l' imprint del creator