Leonino
·24 maggio 2025
Antes da final da Taça de Portugal, pilar do Sporting admite: "Sonhava..."

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·24 maggio 2025
A equipa do Sporting está focada na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, marcada para as 17h15 de domingo, no Jamor. Rui Borges rejeitou favoritismo, mas assumiu que se trata de uma ocasião especial para si e para a equipa.
Numa entrevista à RTP, o técnico leonino começou por garantir a “equipa está ligada e focada”, depois das celebrações do bicampeonato, e quer muito “conquistar mais um título para a história do Sporting e para a história individual de cada um”. Comparando com a final da Taça de Portugal da época passada – que o Sporting perdeu diante do Porto (2-1, após prolongamento), – Rui Borges espera que esse desaire sirva de “motivação” extra para o dérbi.
Questionado sobre o favoritismo para o encontro decisivo, o treinador de 43 anos rejeitou que o Sporting tenha vantagem pelos bons resultados já conseguidos contra o Benfica, na presente temporada: “Uma coisa é as equipas conhecerem-se em termos individuais, em termos coletivos também. Estarmos preparados para o que cada um faz. Mas será sempre um jogo muito disputado, o início do jogo dá e cria nuances. Temos o exemplo do último jogo quando marcámos cedo na Luz e transforma o jogo”.
Assumindo estar “expectante” quanto à possibilidade de subir a escadaria do Estádio Nacional como vencedor da prova rainha, Rui Borges admitiu que disputar a final terá um significado especial também em termos pessoais: “Como atleta ou treinador é algo que sonhava, chegar à final da Taça de Portugal. Nos escalões inferiores é a única competição que disputamos em fases iniciais. É algo que queria e desejava muito, desde novo. É desfrutar do momento e da final”.
De resto, Rui Borges confirmou que Ousmane Diomande - que voltou a falhar o treino da equipa leonina - “está em dúvida” para o dérbi, afirmando que a decisão sobre a utilização do central será tomada “mais perto do jogo”. O treinador do Sporting assegurou ainda que Viktor Gyokeres “está focado no jogo, quer ganhar e marcar” e, sobre uma possível transferência no verão, lembrou que o avançado sueco “tem contrato” com o Clube de Alvalade. A terminar, o técnico destacou a ambição do plantel, que “já está a pensar conquistar mais [troféus], na próxima época”.
Live
Live
Live
Live