
Gazeta Esportiva.com
·17 luglio 2025
Análise: São Paulo tira pontos positivos de empate, mas momento delicado no Brasileiro exige resultados

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 luglio 2025
Por Thais Bueno
O São Paulo empatou com o Red Bull Bragantino na última quarta-feira, por 2 a 2, no Estádio Cícero de Souza Marques, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor pode sim tirar pontos positivos da partida, mas a situação delicada do Tricolor exige urgência em outro fator: os resultados.
O técnico Hernán Crespo contou com duas novidades que fizeram a diferença na escalação: Luciano e Bobadilla. Os dois jogadores tiveram ótimas atuações e deram uma nova dinâmica ao São Paulo, que chegou um tanto baqueado após a derrota para o Flamengo no fim de semana.
Os primeiros 35, 40 minutos do São Paulo foram exemplares. O Tricolor começou pressionando o Red Bull Bragantino e abriu o placar cedo, aos oito minutos, em uma trama que resultou em cruzamento de Luciano para cabeceio de André Silva.
Depois do gol, o time são-paulino mostrou uma aplicação tática típica de manutenção de resultado. O São Paulo se compactou e, com isso, o Massa Bruta pouco chegou a assustar. A equipe tricolor ainda poderia ter ampliado a vantagem no placar em duas boas chances – a primeira terminou em defesa de Cleiton após chute de Luciano e a segunda em uma furada de André Silva.
No entanto, o São Paulo viu tudo ruir em questão de minutos. O Tricolor baixou o ritmo e, após a furada de André Silva, o Red Bull Bragantino deixou tudo igual no placar. Em um erro de bola aérea, Arboleda e Ferraresi deixaram Guzmán Rodríguez subir no meio de ambos.
Após a volta do intervalo, esperava-se que o São Paulo mudasse a postura do final do primeiro tempo, o que não aconteceu. A desorganização defensiva tomou conta novamente e a equipe cedeu o segundo gol. Hurtado chutou de fora da área e a bola desviou em Alan Franco antes de acabar no fundo das redes.
Depois de levar a virada, o São Paulo pareceu lembrar da situação crítica na tabela. Afinal de contas, com a derrota parcial, o time estava entrando na zona de rebaixamento. A urgência tomou conta do elenco, que voltou a pressionar e encontrou o segundo gol em uma jogada premiada pela insistência dos atletas.
O que se tira do empate? O trabalho de Crespo mostrou os primeiros sinais positivos. Além da intensidade e combatividade mostradas nos primeiros 35 minutos da etapa inicial, também há de se destacar o poder de reação da equipe são-paulina, que não se abalou ao levar o segundo gol e foi buscar o empate. Esse Red Bull Bragantino não é “qualquer time”, e sim o terceiro colocado do Brasileirão.
Há uma clara evolução do jogo contra o Flamengo para a partida contra o Red Bull Bragantino. É fato que Crespo ainda tem muito trabalho pela frente, mas o treinador pode se tornar um dos responsáveis por voltar a fazer o São Paulo praticar um futebol de encher os olhos.
Ainda assim, boas atuações nem sempre garantem resultados. E neste momento, vitórias são o que o São Paulo mais precisa. O Tricolor ‘se safou’ de terminar a rodada na zona de rebaixamento, mas aparece na 16ª posição, com 13 pontos – o Vitória, 17º colocado, só empatou com o Botafogo e ficou com 12 pontos. Já são cinco rodadas sem vencer.
O São Paulo, agora, tem a missão de findar tal jejum neste fim de semana, quando terá um clássico Majestoso pela frente. O Tricolor mede forças contra o Corinthians neste sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 21h (de Brasília), no gramado do Morumbis.