Nosso Palestra
·20 gennaio 2025
In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·20 gennaio 2025
O Palmeiras foi eliminado da Copinha na noite deste domingo (19) após derrota por 3 a 2 diante do Grêmio nas quartas de final da competição. Com o time esfacelado após perder a espinha dorsal com cinco destaques promovidos ao profissional, o Verdão dá adeus a uma campanha de reafirmação após tantas baixas.
A equipe foi longe dada as circunstâncias e ficar entre os oito melhores times do campeonato é de se elogiar. Lucas Andrade conseguiu trocar o pneu do time em movimento e os 90 minutos contra o Grêmio poderiam ter outro desfecho se não fosse novamente o calcanhar de Aquiles do Sub-20 palestrino nos últimos meses, os erros individuais.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Após sair na frente do placar, o Palmeiras sofreu a virada com duas infelicidades do goleiro Deivid. O arqueiro protagonizou uma falha bizarra no primeiro gol gremista e contou com o azar no segundo gol adversário, marcando contra após a bola bater na trave e em suas costas. Apesar do gol de empate de Riquelme Fillipe e a pressão alviverde, o gol de Luis Eduardo aos 40 do segundo tempo colocou fim no sonho do tricampeonato.
Esse não foi o primeiro erro cometido por Deivid, que está emprestado pelo Retrô-PE até março deste ano. Na própria Copinha, o camisa 1 já havia protagonizado falha bizarra contra o Referência-SP, na vitória por 2 a 1 na segunda fase, quando furou e viu o atacante ficar sozinho com o gol. Em outubro, nas quartas de final do Paulistão Sub-20, havia falhado no empate contra o Corinthians, mas viu a equipe palestrina sair vitoriosa nos pênaltis.
Apesar das falhas individuais, outros nomes antes coadjuvantes saem da Copinha com moral alta e se colocam à disposição ao futuro da base alviverde. Sem o zagueiro Benedetti, o meia Figueiredo, e os atacantes Allan, Thalys e Luighi durante parte da competição, o lateral-direito Gilberto, o meia Coutinho, e o atacante Riquelme Fillipe deixam a competição como protagonistas e acendem a chama de que podem ser os próximos a terem minutos no profissional.
VEJA NO NOSSO PALESTRAJoão Paulo Sampaio fala sobre trabalho no Palmeiras
(Vídeo: Palmeiras Cast)
Gilberto, destaque em 2024 com 19 assistências em toda temporada, deu oito passes para gol em sete partidas e encerra a Copinha como principal garçom do torneio. Riquelme, por sua vez, foi o artilheiro da equipe, com seis gols, e vice-artilheiro da Copinha – atrás apenas de Ryan Francisco. Atacante de velocidade e com passagens pela Seleção Brasileira, atuou como centroavante pela primeira vez na carreira e surpreendeu fora de sua função de origem.
Outros nomes menos badalados, como o lateral-esquerdo Arthur, o atacante Sorriso, e o ala Edney também foram nomes que encerram a competição com boas aparições. Nascido em 2004 e, portanto, sem idade para atuar mais na base, Edney deve ser emprestado pelo Verdão e o bom desempenho o coloca como boa opção no mercado da bola.
Dentre os mais jovens foi Erick Belé quem deu a resposta dentro de campo. Grande nome do Sub-17, mas sem sequência no Sub-20, encerrou a participação com cinco gols e deu o salto esperado na transição para a categoria mais velha.
As Crias da Academia se despedem da Copinha com sete partidas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, somando 25 gols marcados e cinco sofridos. Com o sonho do tricampeonato freado, a equipe terá em 2025 as disputas do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Libertadores Sub-20.
Palmeiras hoje: Verdão empata com Noroeste pelo Paulistão
Atuações: Noroeste x Palmeiras – confira notas dos jogadores
Palmeiras hoje: Verdão nas quartas de Copinha e negociações por Rony
Palmeiras hoje: Valentín Gómez oferecido, Fabinho fica para 2025
Relembre atletas que marcaram primeiros gols das últimas dez temporadas do Palmeiras