MundoBola Flamengo
·1 febbraio 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 febbraio 2025
A surpreendente negociação do meia Carlos Alcaraz com o Everton, da Inglaterra, teve como um dos principais personagens o técnico do Flamengo. Filipe Luís teve uma conversa com o argentino de 22 anos que foi determinante para a escolha do atleta em aceitar sair do Mais Querido. As informações são do jornalista Mauro Cezar Pereira (MCP).
As tratativas aconteceram diretamente entre os dois times. Nem mesmo o representante de 'Charly', Sebastian Lopez, estava ciente dos detalhes do acordo inicialmente.
O jogador queria permanecer no Flamengo e, menos de 24 horas antes do anúncio da sua ida ao Everton, Alcaraz tinha feito uma boa partida contra o Sampaio Corrêa, pelo Carioca. O meia marcou um gol e foi bastante elogiado por Filipe Luís após o jogo.
Contudo, na conversa que os dois tiveram no dia seguinte, o treinador rubro-negro foi franco ao dizer que Alcaraz seria pouco aproveitado na equipe, por conta de suas características. Com isso, o jovem optou por aceitar a negociação com o clube inglês.
A cláusula de obrigação de compra foi estabelecida em 18 milhões de euros (R$ 109,2 milhões), segundo a jornalista Raisa Simplicio. Esse valor se aproxima da quantia paga pelo Flamengo na contratação de Alcaraz, que se tornou a compra mais cara da história do clube ao ser adquirido do Southampton por 20 milhões de dólares, equivalente a R$ 112,334 milhões na cotação da época.
Apesar do montante em euros ser o mesmo (18 milhões), a negociação por Alcaraz foi fechada em dólares para facilitar o acerto entre Southampton e Racing, clube formador do meio-campista. A diferença entre os valores em reais se deve à conversão das moedas na época de cada transferência.
Para que a cláusula de compra seja ativada, o jogador precisa disputar seis partidas, o que confirma que ele não retornará ao Flamengo. Segundo José Boto, a decisão foi tomada após uma análise indicar que o atleta teria poucas oportunidades no modelo de jogo de Filipe Luís, além de estar alinhada à estratégia financeira do clube. Com isso, o Flamengo tem a chance de recuperar praticamente todo o investimento feito no jogador, que estava no clube há apenas quatro meses e ainda passava por um período de adaptação.