Mercado do Futebol
·20 aprile 2025
Al Ain quer devolver Fábio Cardoso ao Porto

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·20 aprile 2025
Fábio Cardoso não seguirá no Al Ain na próxima temporada. O clube dos Emirados Árabes Unidos decidiu não ativar a cláusula de compra do zagueiro, fixada em 1,2 milhão de euros, o que pode significar, inclusive, sua ausência no Mundial de Clubes, que será disputado nos Estados Unidos.
Apesar de ter sido importante em vários momentos da temporada — com 25 participações em 37 partidas oficiais — o defensor emprestado pelo FC Porto não continuará no elenco que disputará o Grupo G do Mundial, ao lado de WAC Casablanca, Juventus e Manchester City.
A passagem de Fábio Cardoso pelo Al Ain rendeu 1 milhão de euros aos cofres do FC Porto e também representou uma economia salarial. Porém, a instabilidade no clube, marcada por mudanças de treinadores (incluindo a saída de Leonardo Jardim, que assumiu o Cruzeiro), e uma campanha abaixo das expectativas — atualmente em 5º lugar no campeonato local — influenciaram a decisão de não manter o jogador.
A diretoria do Al Ain já trabalha na reformulação do elenco e planeja reforços de peso para todas as posições, com o objetivo de realizar uma campanha honrosa no Mundial de Clubes. Embora exista a possibilidade de extensão de contrato para jogadores que participarão do torneio, tudo indica que Fábio Cardoso não está nos planos do clube.
Com contrato com o FC Porto até junho de 2026, o zagueiro retornará ao clube português ao fim do empréstimo, mas as chances de permanecer nos Dragões são consideradas mínimas. Desde que foi contratado ao Santa Clara em julho de 2021, Fábio disputou 78 partidas, marcou quatro gols, deu duas assistências e conquistou um Campeonato Português, três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.