AVANTE MEU TRICOLOR
·4 giugno 2025
AGENDA DA LIBERTADORES: São Paulo enfrenta Atlético Nacional só com streaming

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·4 giugno 2025
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
A Conmebol divulgou na noite desta terça-feira (3) as datas e horários dos jogos das oitavas de final do São Paulo contra o Atlético Nacional.
Ambas as partidas serão disputadas de terça-feira e terão transmissão apenas do serviço de streaming 'Paramount +'.
Já a volta será no mesmo horário, mas no Morumbi, no dia 19 de agosto.
O sorteio feito na sede da entidade sul- -americana, em Luque, no Paraguai, ordenou toda a chave até a final, e já se sabe que, caso avance, o São Paulo terá pela frente o vencedor de Botafogo-RJ × LDU Quito, coincidentemente os clubes que o eliminaram nas quartas de final de suas duas últimas participações continentais: respectivamente da Libertadores do ano passado e da Copa Sul-Americana de 2023. Se passar daí, o adversário na semifinal será quem sobreviver entre Libertad, River Plate, Universitario e Palmeiras. Em todos os cenários, o Tricolor mandará o jogo de volta em sua casa, exceto se enfrentar o rival alviverde, único clube que fez campanha melhor na fase de grupos.
Além da possível repetição de um confronto nas quartas de final, isso também pode acontecer nas fases seguintes, com o River Plate na semifinal (como em 2005, duelo vencido pelos são-paulinos) e com Internacional ou Vélez Sarsfield na final (como respectivamente em 2010 e 1994, ambas ocasiões em que o São Paulo terminou com o vice-campeonato).
O retrospecto inicial contra o Atlético Nacional era muito bom, com os tricolores levando a melhor nos três primeiros duelos eliminatórios, pelas Supercopas Libertadores de 1993 e 1994 e pela Copa Sul-Americana de 2013. Entretanto, os colombianos prevaleceram nos dois encontros seguintes, pela Sul-Americana de 2014 e pela Libertadores de 2016, esta última com arbitragens questionáveis nas duas partidas, particularmente no Atanasio Girardot.
O Verdolaga terminou a fase de classificação do torneio Apertura do Campeonato Colombiano em quinto lugar, com 35 pontos em vinte jogos (dez vitórias, cinco empates e cinco derrotas), além do melhor ataque, com 37 gols, sete a mais que o segundo melhor. Na fase semifinal, o time está no grupo B, ao lado de Millonarios (que tem a vantagem do empate em pontos), Once Caldas e Santa Fe, tendo estreado com um empate sem gols com o Blanco.
Na temporada, o Nacional tem uma grande discrepância de aproveitamento na comparação entre jogos em casa e fora: 80% a 26,2%. Isso se refletiu bem na fase de grupos, em que venceu seus três compromissos na Colômbia e perdeu os três como visitante.