AVANTE MEU TRICOLOR
·7 luglio 2025
A VOLTA DO GUERREIRO: LIBERADO PELOS MÉDICOS, LUIZ GUSTAVO VOLTA A TREINAR COM BOLA NO SÃO PAULO

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·7 luglio 2025
Veterano durante atividade na semana passada, no CT (Erico Leonan/SPFC)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O treino desta segunda-feira (7) do São Paulo foi repleto de boas notícias. Além de Lucas Moura e Ferreirinha voltarem a treinar normalmente com o restante dos companheiros, o dia marcou a retomada de Luiz Gustavo às atividades com bola no campo.
O experiente volante de 37 anos está fora dos gramados desde o início de abril, quando foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar. A doença é séria e grave: devido à dificuldade em respirar e às lesões no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e os órgãos de todo o corpo podem ser afetados.
Trata-se de uma obstrução de artérias pulmonares por um coágulo de sangue, também chamado de embolia pulmonar. Requer atendimento imediato.
É uma das emergências mais sub diagnosticadas e é a terceira causa de morte no país por evento cardiovascular.
Segundo o São Paulo, o volante vai realizar um cronograma de exercícios ainda sem impacto com a preparação física. Projeções otimistas preveem sua volta aos gramados somente em setembro.
Segundo apurou o AVANTE MEU TRICOLOR com fontes da alta cúpula do futebol do clube do Morumbi, a possibilidade do jogador encerrar a carreira, como chegou a ser cogitado, está descartada.
Pelo contrário: até certo ponto emocionado com o apoio e carinho recebido dos dirigentes, colegas de elenco e grande parte da torcida, Luiz Gustavo está decidido a voltar a atuar.
À reportagem, dirigentes são-paulinos revelaram que, como sinal de prova do carinho interno existente com o volante e que ainda existe confiança em seu futebol, há a intenção de prorrogar o seu contrato por mais três meses, para a disputa do Campeonato Paulista do ano que vem, como uma forma de compensar o tempo que ficará afastado nesta temporada.
Luiz Gustavo, que tinha prometido permanecer no Morumbi apenas neste ano e encerrar a carreira, teria gostado da ideia e estaria propenso a aceitar a proposta (ele completa 38 anos no próximo dia 23).