Gremistas
·26 settembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·26 settembre 2024
A derrota do Grêmio por 2×1 para o Criciúma aumentou o debate sobre os diversos problemas da equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi e principalmente sobre o desempenho muito ruim do sistema defensivo. Até aqui, no Campeonato Brasileiro, foram 34 gols sofridos pelo tricolor em apenas 26 jogos disputados.
Entretanto, vários dos gols sofridos pelo Grêmio neste ano foram gerados através de falhas já conhecidas pelo torcedor e de fácil identificação. Um levantamento e análise feitos sobre os lances que geraram gols dos adversários nesta temporada mostra um problema significativo da atual montagem da equipe.
O Grêmio já sofreu neste ano, levando em consideração todos os campeonatos, um total de 59 gols. Destes, 32 foram gerados através de finalizações dentro da grande área, o que corresponde a 54,2%, ou seja, mais da metade.
Grêmio mostra grande problema defensivo e já tem 59 gols sofridos em 2024 – Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Além disso, outro índice que chama a atenção é sobre o posicionamento dos zagueiros e dos volantes: 7 gols sofridos pelo Grêmio em 2024 foram gerados através de finalizações de fora da área e na região central. Em porcentagem, este número corresponde a 11,8%.
A melhora na defesa é um dos temas considerados prioritários pela comissão técnica para melhorar a pontuação do Grêmio no Brasileirão. Com 31 pontos, o clube segue bastante ameaçado pela zona de rebaixamento, e o aumento considerável na pressão sobre os jogadores e sobre Renato pode ser um fator que dificulte ainda mais a situação.