MundoBola Flamengo
·11 April 2025
Vitória sobre o Flamengo foi ‘maior conquista da história da província’, diz jornalista argentino

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 April 2025
O resultado da última quarta-feira (9) foi surpreendente até para os argentinos, que não imaginavam que o Central Córdoba poderia derrotar o Flamengo.
A comemoração foi absurda, e os torcedores do time que venceu por 2 a 1 no Maracanã festejaram como uma grande conquista, praticamente como se fosse um título.
O MundoBola Flamengo conversou com o jornalista Gustavo Paz, do Diário El Liberal, de Santiago del Estero, para entender o tamanho da vitória para os hermanos.
Gustavo Paz já havia falado com o MundoBola antes do confronto no Maracanã, e inclusive, esteve no estádio para acompanhar a partida, podendo falar como um argentino que entende o sentimento de seu povo, e como quem viu a história ser escrita diante de seus olhos.
Para o jornalista, a vitória do Central Córdoba é a maior da província no futebol, e uma das maiores no âmbito esportivo, o que destaca a grandeza do feito.
"Em Santiago foi, talvez, uma das maiores conquistas desportivas da província do norte argentino. Em Santiago, acredito que foi a conquista esportiva mais importante em termos de futebol. É a mais importante, é o momento de maior glória, ter vencido o Flamengo dessa maneira, no local onde isso aconteceu, estreando, primeira partida internacional fora de casa. Foi muito sonhado", conta.
Além disso, Gustavo relata a forma como os 'heróis' foram recebidos pelo povo local, apontando ainda para a longa festa em Santiago del Estero.
"Em Santiago, foi uma festa até as três horas da manhã. Uma festa interminável. Hoje os jogadores chegaram à cidade e foram recebidos como heróis. Se segue falando disso por toda a Argentina. Não só Santiago. Buenos Aires, Córdoba, todo o país. Toda a imprensa nacional destacou como a notícia do dia. Todos os veículos estão destacando. Todos colocaram algo da partida na capa. Para a Argentina, foi um orgulho ter vencido. Todos os torcedores de todos os clubes, o país inteiro estava com o Central Córdoba ontem", continua.
Em uma rápida análise, o argentino concorda que o resultado foi, sim, uma surpresa, mas elogia a postura dos argentinos em campo para ir em busca desse feito.
"Na experiência, foi um resultado surpreendente, mas também, provocado pela equipe de Santiago del Estero, pela pressão alta que fez. Muito físico, para dobrar a marcação em alguns jogadores e boa organização para marcar, sobretudo no segundo tempo, quando Flamengo teve que recorrer muito aos meias, e isso favoreceu a equipe visitante. Na minha visão, Flamengo teve muitas chances, mas a equipe do Central Córdoba teve a organização tática e a eficácia premiadas", conclui.